Escapamento de moto aberto perturba moradores

Encarregado de eliminar o ruído do motor, o silenciador do escapamento quando adulterado pelos proprietários que gostam de veículos barulhentos, pode trazer penas graves ao infrator, além de perturbar os moradores.

 

O senhor Chideo Yoshida, 81 anos, conhecido como Amadeu, afirma que é insuportável o barulho nas proximidades de sua casa, especialmente no cruzamento das ruas Pernambuco e Mato Grosso.

 

“Vivo chateado com essa situação. O que me incomoda não é a moto comum, mas essas sem o miolo do escapamento. Nós, desta idade, estamos cansados. Minha esposa é doente e esse barulho não nos deixa dormir, nem durante o dia, nem à noite. Essa situação atrapalha os idosos, doentes acamados, estudantes, as pessoas que trabalham o dia inteiro e não conseguem descansar”, lamenta Chideo Yoshida.
O morador diz que as autoridades precisam tomar providências quanto ao assunto. “Aprendi muita coisa na vida, especialmente a pensar nos outros, e fico triste com este desrespeito. Votuporanga é uma cidade em desenvolvimento, tem um povo ordeiro e organizado. Tem tantas coisas boas acontecendo que é inaceitável a cidade ter gente com esta postura”, reclama.
De acordo com Chideo Yoshida, nas proximidades onde ele mora, no cruzamento das ruas Mato Grosso e Pernambuco, a situação é crítica. “Lá tem um semáforo e, quando o sinal abre, eles saem em arrancada, fazendo muito barulho”.
O morador contou ainda que os motociclistas barulhentos não escolhem a hora para perturbar e são sempre os mesmos. “Não é muita gente não, é fácil da polícia identificar durante as fiscalizações”, garante Chideo Yoshida. Ele falou ainda que já entrou em contato com diversas autoridades em busca de sanar este problema. 

Punição
Quem retira o miolo do abafador de barulho presente no interior do escapamento para que o motor fique ruidoso pode ser punido. A irregularidade é fiscalizada pelos policiais militares que circulam pela cidade.
Segundo a PM, o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito prevê multa de R$ 127,69 para veículos com descarga livre de ruído de escapamento sem miolo, com alteração do sistema original.
Além da multa, o motorista é enquadrado em penalidade grave e perde cinco pontos na carteira de habilitação.
A irregularidade precisa ser sanada no local, caso isso não aconteça, o documento do veículo é recolhido, enviado à Ciretran e o dono só pode tê-lo de volta após resolver o problema e ser aprovado por vistoria. Leidiane Sabino A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password