Entenda o que aconteceu hoje em 10 tópicos

Misto de pânico e alívio no momento que os reféns começaram a ser liberados. (Foto: Guilherme Baffi)

O cenário de terror assustou rio-pretenses na tarde desta quinta-feira, 22, depois que uma quadrilha fortemente armada invadiu o hipermercado Walmart, na avenida José Munia, e fez clientes e funcionários reféns. A ação da polícia no local durou aproximadamente três horas. Entenda agora o que aconteceu:

1. O assalto

Por volta das 12h40, a quadrilha invadiu o hipermercado.

2. Ação da polícia

Minutos depois, a Polícia Militar já estava no local. O trânsito na avenida José Munia foi interditado, bem como a alça de acesso da Washington Luís à avenida. Uma das faixas da rodovia também foi interditada.

3. Policiais feridos

Houve troca de tiros entre policiais e bandidos. Dois PMs foram atingidos por disparos e levados ao Hospital de Base de Rio Preto. Ambos passam bem e permanecem em observação no hospital.

 

4. Pânico

Assustadas com o que estava acontecendo no Walmart, várias pessoas correram para a loja Havan e para o Plaza Avenida Shopping. O pânico se espalhou pelos outros estabelecimentos. Por ordem da polícia, as lojas fecharam mais cedo, pois havia a suspeita de que bandidos haviam se escondido nesses centros de compras.

5. Repercussão e boatos

Enquanto a polícia fechava o cerco ao redor dos estabelecimentos na avenida José Munia, boatos se espalharam pelas redes sociais. Alertas sobre arrastões no Centro da cidade aumentaram ainda o pânico em Rio Preto. Lojas do Calçadão baixaram as portas, com medo de novos atentados. Também surgiram diversos relatos de assaltos a estabelecimentos conhecidos da cidade.

A polícia confirma que ocorreram dois roubos de pequenas proporções na região central, mas sem qualquer relação com o assalto ao Walmart.

 

6. Trotes

A Polícia Militar informou que recebeu 20 trotes enquanto ocorria a ação no hipermercado. Existe a suspeita de que seria uma ação planejada pelos próprios criminosos para dispersar a atenção dos policiais.

 

7. Mortes

Durante o tiroteio, dois bandidos foram mortos pela polícia. Um terceiro integrante da quadrilha foi preso. A polícia ainda não informou se há outros criminosos foragidos.

8. Trânsito liberado

Por volta das 16h30, o trânsito na avenida José Munia e na Washington Luís foi liberado. Duas ruas do Centro, nas proximidades da DIG e do Deinter-5, também tiveram de ser interditadas temporariamente e foram liberadas ao final da ação.

9. Shopping reaberto

O Plaza Avenida Shopping informou em nota que as lojas foram reabertas e que o centro de compras funcionará até as 23h nesta quinta-feira, seguindo o horário especial de natal.

10. O que o Walmart disse

Em nota, o hipermercado que foi alvo dos assaltantes informou que clientes e funcionários não tiveram ferimentos. A empresa afirmou também que está colaborando com as investigações e vai reforçar a segurança na unidade, além de prestar apoio emocional aos funcionários.

 

Colaboraram Marco Antonio dos Santos, Tatiana Pires, Carlos Petrocilo, Gabriel Vital e Bruno Gilliard

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password