Projeto visou a apresentação dos robôs simuladores de pacientes, permeando a mecânica, sistema operacional, linguagens de programação e ativação
Na noite da última segunda-feira (28/04), cerca de 100 alunos dos 1º e 3º períodos dos cursos de Engenharia de Computação e Mecânica da Unifev conheceram as instalações do Laboratório de Simulação Realística de Medicina no câmpus Centro.
A visita guiada pelo auxiliar de laboratório Thiago Roda Megasso contemplou os procedimentos mecânicos, os funcionamentos do sistema operacional, as linguagens de programação e os módulos em que os robôs são ativados.
A visitação gerou entusiasmo entre os estudantes, que exploraram a infraestrutura de ponta disponibilizada pelo laboratório. O espaço se destaca por ser o primeiro no Brasil a utilizar dois robôs de pacientes obstétricos, Lucina e Atena, que permitem simulações realistas de partos, envolvendo situações gestacionais. Além disso, eles tiveram contato com o METIMan, um simulador de paciente adulto que demonstra diversas condições clínicas, proporcionando o aprendizado na prática.
“Para os alunos, que já estudam em sala o sistema de funcionamento e a mecânica das máquinas, o projeto chega para somar à experiência prática, estimulando ainda mais o aprendizado”, pontuou o docente e coordenador de Engenharia de Computação, Prof. Me. Fernando Menechelli.
Para encerrar o encontro, Menechelli apresentou toda a estrutura do câmpus Centro aos graduandos. “Para eles, que têm suas atividades acadêmicas concentradas na Cidade Universitária, foi uma oportunidade conhecer outra parte importante da Instituição”, explicou o coordenador.