Encontro de Famílias Grávidas será nesta quinta-feira

Um dos momentos de maior intimidade entre mãe e seu bebê é a hora da amamentação. Mais do que um ato de amor, é também demonstração de afeto, cuidado e nutrição. Nesta quinta-feira (21/6), as gestantes de Votuporanga e região irão aprender tudo sobre o aleitamento materno no Encontro de Famílias Grávidas, realizado pela Santa Casa de Votuporanga em parceria com SanSaúde, a partir das 19h30, na sala de treinamentos 2.

O enfermeiro obstetra e coordenador da iniciativa, Rodrigo Ribeiro, enfatizará os inúmeros benefícios para as mães e para as crianças. “Sem dúvida, é o alimento mais completo do ponto de vista nutricional, pois possui todas as vitaminas, proteínas, água e demais substâncias necessárias para o desenvolvimento da criança que está iniciando sua vida. Além disso, para a as mulheres, contribui para a diminuição da incidência de hemorragias pós-parto e anemia e facilita o retorno do útero ao tamanho normal”, disse.

Rodrigo destacou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o aleitamento materno durante os seus primeiros seis meses de vida. “Mas é aconselhável manter até os dois anos, juntamente com uma alimentação balanceada”, frisou.

O leite da mãe transmite defesas, protege contra infeções e outras doenças, reduz as gastroenterites e as infeções respiratórias. Mas também contribui para a formação do sistema imunológico da criança e tem um efeito protetor a longo prazo contra a obesidade, algumas formas de alergias, linfoma, diabetes, doenças cardiovasculares e do aparelho digestivo.

O enfermeiro ressaltou a importância de falar sobre aleitamento. “É um tema que ainda gera dúvidas e mitos. O nosso objetivo é incentivar a amamentação, com as melhores técnicas e conhecimento teórico”, disse.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, convidou a todos a participar. “O Encontro de Famílias Grávidas é uma iniciativa que visa inserir as gestantes no cenário hospitalar. Queremos que conheçam nossa estrutura, profissionais e possam assim sentir ainda mais segurança para este momento tão especial”, afirmou.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição. A entrada é pela Rua Osvaldo Padovez (guarita da Instituição).

Mitos

  • o leite de vaca é mais completo em nutrientes que o leite materno;
  • se a mãe não amamentar o primeiro filho, não conseguirá amamentar o segundo;
  • a produção de leite só começa três dias após o parto;
  • o bebê com diarreia não deve ser amamentado;
  • quando a mulher engravida novamente, não pode mais continuar amamentando;
  • algumas mulheres produzem pouco leite e, por isso, ele não deve ser oferecido para o bebê.

Verdades

  • estresse influencia na produção do leite;
  • o leite materno pode ser congelado;
  • o aleitamento materno exclusivo deve ocorrer até o sexto mês de vida;
  • mulheres que estão amamentando não podem tomar nenhum tipo de medicamento sem prescrição médica;
  • não existe leite fraco.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password