Encenação da Paixão de Cristo acontece hoje na Matriz

Os fiéis das paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Bento participam hoje da tradicional encenação da Paixão de Cristo, que será realizada pelo segundo ano consecutivo na praça Dr. Fernando Costa, em frente à Igreja Matriz. O evento terá início às 19h30 e é aberto a toda a comunidade. 

As cenas acontecerão no meio do público presente, permitindo uma proximidade e maior emoção a todos. Além disso, as plantas do jardim da praça deixarão o cenário mais fiel à época de Jesus.

A encenação inicia-se com o julgamento de Jesus, passando por sua flagelação, caminho rumo ao calvário, crucificação, morte e ressurreição. Faz também uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade desse ano,que é “Fraternidade e Juventude”, trazendo uma comparação entre o sofrimento de Jesus e os problemas enfrentados pelos jovens nos dias de hoje.

Cerca de 60 pessoas participarão como atores e equipe de apoio na encenação, que é coordenada por Marcelo Cuenca, Gildo Ferreira e Marlene Zan Barbin. Os interessados em participar como atores poderão entrar em contato nas secretarias paroquiais das paróquias.

 

Sexta-feira Santa

A Sexta-Feira Santa, ou da Paixão, é a sexta antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

 

Karolline Bianconi

karol@acidadevotuporanga.com.br

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password