Egressos do curso do Senac Votuporanga se destacam no mercado de trabalho

Segundo dados do Censo do IBGE de 2010, cerca de 1 milhão e 480 mil profissionais da enfermagem trabalham no Brasil. Esse número se divide em cerca de 278 mil enfermeiros, 629 mil técnicos de enfermagem, 556 mil auxiliares e 22 mil atendentes de enfermagem. Ainda de acordo com o IBGE, desde 2001, houve um aumento de cerca de 130% da empregabilidade no setor, o que justifica a inserção rápida desse profissional no mercado de trabalho.

Ediene Aparecida Rodrigues da Silva, de 31 anos, formou-se no curso Técnico em Enfermagem do Senac Votuporanga em dezembro do ano passado e já atua na área, no Hospital e Maternidade Mãe do Divino Amor na Providência de Deus, em Mirassol. Antes, trabalhou como cuidadora de um idoso em Votuporanga por quatro meses.

Todavia, a história de Ediene não começou como profissional da saúde. Natural de São João do Marinheiro, distrito de Cardoso (município com pouco mais de 11 mil habitantes, segundo o IBGE), trabalhou como doméstica em casa de família por muitos anos, até conseguir uma bolsa de estudos integral, por meio do Programa Senac de Gratuidade, para o curso de Auxiliar de Enfermagem, também no Senac Votuporanga.

Por exigência da área de enfermagem, Ediene não parou os estudos e deu continuidade ao seu sonho, ingressando no curso técnico. “Sempre sonhei em trabalhar na área da enfermagem e o Senac Votuporanga me possibilitou isso. Se não fosse pela bolsa de estudos, eu jamais poderia estudar. No início, dei um pouco de trabalho para os professores, justamente por vir de uma vida mais humilde, ter de viajar todos os dias depois de um longo dia de trabalho. Mas eles não desanimaram e me deram a chance de ser uma boa profissional. Só tenho a agradecer pela paciência e perseverança que tiveram comigo”, conta emocionada.

Há 10 dias trabalhando no Hospital e Maternidade Mãe do Divino Amor na Providência de Deus, mora sozinha em Mirassol e atua diretamente na ala de puérperas e recém-nascidos, mas sempre disposta a atender as outras diversas alas do hospital. “Eu adoro minha profissão e faço tudo com muito amor”, ressalta a jovem que ainda almeja uma especialização técnica em sua área.

Inscrições

No dia 1º de abril, iniciam as aulas do curso Técnico em Enfermagem do Senac Votuporanga. As inscrições ainda estão abertas e há vagas gratuitas.

O curso habilita o profissional a trabalhar nos diversos segmentos da enfermagem como integrante de equipes multiprofissionais e nos postos tradicionais, públicos ou privados, em hospitais, clínicas, Home Care, UBS, laboratórios de diagnóstico por imagem e análises clínicas, atendimento pré hospitalar, entre outros.

As aulas serão ministradas de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30, na unidade. O curso tem carga horária de 1.800 horas e a previsão de término é para março de 2016.

Além de poder fazer um curso gratuito, os alunos do curso Técnico em Enfermagem recebem todo o material descartável usado nas aulas de estágio em campo, inclusive os utilizados nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais, além de seguro de vida e laboratórios equipados com infraestrutura adequada.

Para se inscrever, é necessário acessar o site www.sp.senac.br/votuporanga ou comparecer pessoalmente à unidade, que fica na Rua Guaporé, 3221 – Nova Boa Vista. No próprio site também é possível se candidatar às vagas oferecidas pelo Programa Senac de Gratuidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3426-6710.

Entre os pré-requisitos para realizar um curso com bolsa de estudos no Senac, além da renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, o interessado não pode estar matriculado ou participar de outros processos de bolsas na instituição. Além de não ter histórico de evasão ou reprovação por faltas nos últimos dois anos como bolsista. (O Jornal)

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password