Educação promove formação continuada nas férias escolares

Temas como Primeiríssima Infância, primeiros socorros, bullying, contação de histórias, alimentação infantil e importância do brincar fazem parte da formação continuada para profissionais da área da Educação, que teve início nesta sexta-feira (1/7).

A titular da pasta, Silvia Rodolfo, abriu a série das capacitações. Ela fez uma apresentação para os participantes, que elogiaram a estrutura do município. “É muito interessante ouvir vocês falarem seus pontos de vista. Os pais acham que é só cuidar das crianças, mas desde 1996, nosso objetivo é formar. Entretanto, a primeira responsabilidade é da família”, disse a secretária.

Ela ressaltou a importância das férias escolares. “Implantamos as férias coletivas desde 2013, beneficiando os servidores – que voltam descansados e o quadro de funcionários não fica defasado – , além de trabalharmos o vínculo familiar”, disse.

Silvia contou que a primeira creche foi criada na França, voltada para assistencialismo. “Depois de 1996, deixou de ser Assistência Social e passou para a Educação, se tornando escola. Ainda hoje, vemos um pouco de assistencialismo, devido à carência dos alunos. Nossa missão é cuidar e formar”, enfatizou.

A secretária falou dos avanços na pasta. “Em 2013, quando assumi, a fila de espera em creches era de 768 crianças e, nesta quinta-feira (30/6), estava com 54. É uma redução grande e ainda temos vagas em escolas, que não são a preferência dos pais, mesmo perto de suas casas”, complementou.

As capacitações acontecem pela manhã, na Secretaria da Educação, e seguem até o próximo dia 15. O objetivo é motivar os funcionários e dar continuidade à qualificação profissional, além de proporcionar momentos de interação e descontração.

A formação continuada acontece duas vezes ao ano, uma em janeiro e outra em julho, e estão previstas no calendário escolar do município, que é entregue aos pais ou responsáveis no início do ano letivo.

Segundo a secretária da Educação, “as capacitações são necessárias para a qualificação profissional e previstas em lei, visando a qualidade no atendimento aos alunos, que é nossa prioridade”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password