Educação Infantil: Escola de Pais busca aproximar as famílias da escola

Projeto foi desenvolvido no Cemei “Profª Mercedes F. de Lima” e contou com a participação de 25 famílias

Para as crianças a escola é como um prolongamento de suas casas, afinal, é lá que elas passam um bom tempo do seu dia, ela faz parte do cotidiano familiar tanto da criança quanto dos pais que devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem. Mas, um dos grandes desafios da Secretaria da Educação é fazer com que essa aproximação aconteça de forma constante e fiel.

Na busca por melhorar esse convívio a equipe de professores do Cemei “Profª Mercedes F. de Lima”, no bairro São João, desenvolveu o projeto “Escola de Pais”, com o intuito de aproximar as famílias da escola e apoiar a educação dos filhos.

O que é preciso para ser um bom pai ou uma boa mãe? Esse foi o tema tratado por sete voluntários, capacitados pelo programa Universidade da Família, durante 10 semanas. No total participaram 25 famílias, que assistiam vídeos e discutiam os temas apresentados. De acordo com os pais que participaram, o projeto foi uma grande ajuda na educação dos filhos, alguns relataram ainda que, os resultados até mesmo dentro de casa foram positivos e que já estão percebendo as mudanças. Teve até quem pediu para que o curso continuasse.

A série “Como criar seus filhos” apresenta aos pais e professores um currículo de ensino para educar crianças de modo a desenvolvê-las com equilíbrio emocional, raciocínio crítico e sensibilidade moral.

A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, enfatizou que “umas das grandes dificuldades que nós temos é levar as famílias até a escola, para participar do convívio dentro daquela realidade. Com esse projeto nós conseguimos trazê-los e mostramos a importância dessa interação. A partir disso é possível chegar até mesmo aos pais que não compareceram, já que, se um comentar que gostou e os resultados foram positivos, podem surgir novos interesses”.

Nesta quinta-feira (11/12), as famílias receberam um certificado de participação, em um evento de encerramento da primeira turma do projeto. De acordo com a diretora da escola, Keyla Magda Figueiras Gimenez, “essa experiência contribuiu para resgatar e restaurar os valores familiares indispensáveis para uma sociedade melhor” e completou dizendo que “a direção da escola está satisfeita com o resultado obtido e estamos trabalhando para que o ano que vem mais famílias participe”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password