Educação discute qualidade de vida em formação continuada

Ação aconteceu em três locais simultaneamente: Centro de Convenções, Câmara Municipal e Polo da UAB

Depois do feriado de Carnaval, a quarta-feira de Cinzas (10/2) foi dia de formação continuada para os servidores da Secretaria da Educação de Votuporanga. Os funcionários participaram de uma tarde de palestras no Centro de Convenções, Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Câmara Municipal. Entre os temas abordados, qualidade de vida no trabalho.

Na Câmara Municipal, o público-alvo foi composto por educadores infantis, técnicos em educação, secretários das unidades e agentes operacionais. A psicóloga Aleandra Polegatti Santos falou sobre as doenças ocupacionais como estresse, depressão, ansiedade e LER (Lesão por esforço repetitivo).

Aleandra explicou que qualidade de vida implica em um ambiente de trabalho agradável, interação das pessoas na vida pessoal e profissional e harmonia no físico, mental e emocional. “Uma de suas bases é o respeito. Além disso, eu tenho que gostar da empresa onde atuo e me valorizar enquanto ser humano”, afirmou.

A psicóloga disse ainda que a qualidade de vida depende da postura do servidor, da relação interpessoal, motivação e gentileza. “Considero postura as formas em que o funcionário age nas situações cotidianas, se ele é solícito com o companheiro de trabalho. São fatores que colaboram para um ambiente saudável, complementou.

O padre Márcio Tadeu Reiberti Alves de Camargo, da Paróquia Senhor Bom Jesus, debateu sobre a ética.

Diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, assessores de direção e pedagógicos, professores e técnicos em educação (artesanato, informática, expressão corporal e música) participaram das atividades no Centro de Convenções. O docente Marcos Gomes Guimarães falou sobre o tema: “Ética – a primeira lição”, das 13h às 14h30. Em seguida, o psiquiatra José Rubens Naime abordou sobre qualidade de vida.

Já os bolsistas do programa Votuporanga em Ação tiveram orientações com a coordenadora Andreia Datorre, da Secretaria de Assistência Social.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password