Ecotudo recebeu 12,4 mil toneladas de lixo em três anos

Criado de forma pioneira       em Votuporanga, o primeiro ponto do Brasil para o descarte 24h de todo       tipo de lixo domiciliar, completará três anos em março. Ao longo deste       período, o Ecotudo superou mês a mês a quantidade de resíduos entregues       pela população e fecha 2012 atingindo a marca de 12,4 milhões de quilos de       materiais, o equivalente a 12,4 mil toneladas. Os números foram divulgados       na manhã desta quarta-feira (23/1) pelo gestor de meio ambiente, Geól.       Gustavo Gallo Vilela, da Saev Ambiental.

No ano em que o primeiro       espaço foi inaugurado pela Prefeitura e pela autarquia, na região Sul,       foram recebidas 1,2 mil toneladas. Em 2011, a coleta ganhou mais força com       a abertura do Ecotudo Norte e atingiu 3,9 mil ton. Já em 2012, chegou a       7,3 mil ton. A média mensal gira em torno de 600 toneladas, dez vezes       maior que a de 2010 quando se registrava 60 ton/mês.      

Por ano, o serviço de       coleta comum recolhe 24,5 milhões de quilos de lixo doméstico produzido em       Votuporanga que vão para o Aterro Sanitário de Meridiano, licenciado pela       Cetesb. Isso significa que o Ecotudo recebeu, em 2012, o equivalente ao       que a Converd recolhe em quase quatro meses de serviço.      

Outro fator observado       pelo gestor Gustavo Gallo é a superação do Ecotudo Norte sobre o Ecotudo       Sul. “Nos dois primeiros anos, o Ecotudo Sul tinha maior movimento, mas       nos últimos meses isso vem acontecendo no espaço da Zona Norte. Aquela       população tem crescido e registrado intensa atividade imobiliária e       econômica. Isso gera mais resíduos e pode ser a causa do aumento”.      

O superintendente, Oscar       Guarizo, comemora os bons números. “Este balanço nos mostra o quanto o       prefeito Junior Marão acertou apoiando a criação dos Ecotudos. O projeto       tem se fortalecido a cada mês conquistando gradativamente a colaboração       dos votuporanguenses. Dessa forma, nossa cidade está dando exemplo para o       Brasil na questão da reciclagem e destinação correta do lixo”.      

Visita      

Na manhã da última       terça-feira, a diretora de Meio Ambiente, Simone Neiva Rodella, acompanhou       a visita de representantes da prefeitura de Jales no Ecotudo Sul       interessados em montar o projeto naquela cidade.

O Ecotudo      

O Ecotudo é o primeiro       ponto de coleta de resíduo domiciliar do Brasil a atender 24 horas       recebendo todo tipo de material: resíduos sólidos, entulhos de construção,       podas de árvores, óleo de cozinha, animais mortos, móveis velhos, roupas,       sapatos, lixo eletrônico, TVs, pneus, madeiras, vidros, gesso, e vários       outros, alguns deles não recolhidos pelo sistema de coleta comum. Outro       diferencial do projeto, é que o atendimento é feito 24 horas, ou seja, o       morador pode procurar o local qualquer dia da semana, inclusive aos finais       de semana e feriado. Os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são       separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo       com o tipo do material.

O projeto faz parte da       Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, traçada       pela Saev Ambiental, dentro do plano de governo da administração Junior       Marão.

A ideia foi executada,       como alternativa de descarte 24 horas, principalmente para a população que       joga o lixo de forma inadequada nas margens de rodovias, estradas rurais,       córregos e terrenos, poluindo o meio ambiente.

Endereços

O Ecotudo Sul atende na       antiga Algodoeira Matarazzo – Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina       com Avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I. Mais       informações pelo (17) 3422-2854.

O Ecotudo Norte fica na       Av. Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito       Industrial I , com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroio       Hernandes.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password