Ecotudo de Votuporanga vai estar na Rio+20

Depois de atrair a atenção de várias cidades do Brasil, agora o Ecotudo de Votuporanga terá destaque internacional. O projeto, criado em 2010 de forma inédita na cidade, será apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que começa amanhã no Rio de Janeiro e segue até o dia 22 de junho.

A divulgação do projeto votuporanguense será feita através da exibição de um vídeo institucional no estande da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), montado no Parque dos Atletas. O espaço tem o objetivo de expor boas práticas de políticas públicas em sustentabilidade desenvolvidas por municípios brasileiros. Do interior de São Paulo, apenas Votuporanga foi selecionada. O vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=L5a2KB__igg

O assessor internacional da FNP, Paulo Oliveira, explica que, para a seleção das experiências inscritas, “foram considerados aspectos como a pertinência da boa prática inscrita e a possibilidade de replicação por outros municípios”.

As mesmas práticas escolhidas para estar na Rio+20 foram apresentadas em Brasília, no final de março, no “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: Pequenos Negócios, Qualidade Ambiental Urbana e Erradicação da Miséria”.

O Ecotudo esteve entre as 30 experiências selecionadas pelo Ministério do Meio Ambiente para ser apresentada nas mesas e paineis do evento em Brasília. Uma comissão avaliou os projetos e, do Estado de São Paulo, elegeu apenas oito práticas das cidades de Caeiras, Descalvado, Diadema, São José dos Campos, São Carlos, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista e Votuporanga.

A ação de Votuporanga foi exibida no painel “A Gestão Pública Aliada ao Empreendedorismo” e na mesa “Como Aferir o Desenvolvimento Sustentável das Cidades”, através de um vídeo institucional feito pela Saev Ambiental, com produção das agências Galiás Comunicação e DVP Produtora.

As informações sobre as iniciativas farão parte de uma publicação que será preparada pelo Instituto Polis e lançada em breve.

O que é o Ecotudo

Há pouco mais de dois anos, a cidade de Votuporanga ganhava um projeto inovador para solucionar o problema do descarte de resíduos sólidos domiciliares não recolhidos pelo serviço de coleta diária. A Prefeitura e a Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga) criaram o Ecotudo, uma espécie de ecoponto, mas com algumas características inovadoras que o faz ser inédito no Brasil.

Buscando estar sempre disponível à população, o Ecotudo não fecha, ou seja, fica aberto 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, com sistema de câmeras de vigilância e equipe de segurança. É considerado um ponto de entrega voluntária de todo tipo de lixo doméstico, entre eles óleo de cozinha, lixo orgânico, pneus inservíveis, móveis velhos, livros, entulhos de construção, lixo eletrônico, animais mortos, isopor, vidro, plástico, papelão, entre outros.

Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Eng. Marcelo Marin Zeitune, o próprio morador deve levar seu material. Os resíduos são separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material, entre eles está a reutilização por famílias carentes e pela Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis).

O Secretário de Meio Ambiente, Geól. Gustavo Gallo Vilela, explica que em pouco mais de dois anos, o Ecotudo chegou a recolher 8 milhões de quilos de resíduos domiciliares, o equivalente a 8 mil toneladas. A média mensal, que no início era de 60 toneladas, chega as 500 toneladas.

A iniciativa é um dos principais projetos na área de gestão de resíduos sólidos da região e já foi visitado por dezenas de cidades e, inclusive, por representantes do Rotary da Suécia e de empresa alemã.

Funcionamento

Prêmios

Por seu caráter inovador, o Ecotudo recebeu em 2010 uma das honrarias mais importantes da área, a menção honrosa do Prêmio Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Saiba mais sobre o Ecotudo em www.saev.com.br

 

A Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 junho de 2012, contará com representantes dos 193 Estados-membros da ONU e com milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password