Dr. Sinval destaca trabalho da ONG Sempre Viva em discurso na Câmara

Fundada em 3 de maio de 2004, hoje, ONG fabrica semanalmente centenas de próteses mamárias externas, destinadas a mulheres que fizeram mastectomia

 

 

No mês em que se realiza a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma doença que vitima milhares de brasileiras todos os anos e que pode ser tratada com eficiência se houver o diagnóstico precoce, o médico e deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos – SP) utilizou a tribuna da Câmara Federal para destacar o trabalho da ONG Sempre Viva, de Catanduva.

Fundada em 3 de maio de 2004, hoje, a organização não-governamental fabrica semanalmente centenas de próteses mamárias externas, destinadas a mulheres que fizeram mastectomia e não puderam, ou optaram por não fazerem a reconstrução da mama.

São enviadas gratuitamente para o Hospital Pio XII de Barretos, Hospital de Base de São José do Rio Preto, além do Hospital das Clínicas de São Paulo e algumas remessas também já enviadas a hospitais de Brasília.

“Essas próteses devolvem a autoestima da mulher, melhorando a aparência daquela que sofre o golpe da mutilação. Meu pronunciamento tem como objetivo reconhecer publicamente a iniciativa dessas mulheres catanduvenses que, em uma sala da Câmara Municipal, deram uma verdadeira lição de solidariedade, doação e amor ao próximo”, afirma Malheiros.

Em seu discurso, o parlamentar ressalta a benemerência de Cleide Aparecida Kruger Bérgamo, Eneci Pelicano Cid, Elizabeth Keidel Spada, Valéria Carmem Michelini Lupo, Elizair Aparecida Serpa de Césare, Carmem Soares Simedo, Orides Zanardo Giunco, Maria Adelina Righini Cavalheiro, Eronita Alves Correa, Inês Maria Parpinel Previdelli e Osânia Parisi Malachias e Sônia Sueli Spósito Ceneviva. “Mulheres que escreveram — e ainda hoje continuam a escrever — páginas de generosidade”, complementa.

A ONG Sempre Viva nasceu com o objetivo de dar assistência a mulheres portadoras de câncer de mama, dar suporte emocional e melhorar a qualidade de vida. No início reunia mulheres a fim de troca de experiências e convívio social. Com o passar do tempo, novas ideias foram surgindo, voluntárias foram chegando com vontade de doar-se.

A organização mantém uma sala de fisioterapia com aparelhos apropriados e fisioterapeutas especializadas, com atendimento semanal gratuito, além de realizar palestras com o intuito de ressaltar a importância da prevenção ao câncer de mama.

Dr. Sinval Malheiros ainda ressaltou, da Tribuna da Câmara, a importância da campanha e agradeceu a quem se dedica a mostrar, com sensibilidade e delicadeza, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. “O Outubro Rosa tem um papel muito importante, realizar aquilo que os especialistas mais enfatizam: informar. A população bem informada realiza seu autoexame, realiza o diagnóstico precoce e consegue ter êxito no seu tratamento”, finaliza.

 

Números – Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia.

É sempre bom lembrar que as mulheres com históricos de câncer na família têm de começar a fazer a mamografia em uma idade mais precoce, ou seja, aos 35 anos. Senhoras deputadas, senhores deputados, além da mamografia, o Outubro Rosa alerta para a importância do autoexame. Segundo pesquisa do Inca, de 2016, 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes.

Uma em cada 10 mulheres tem ou vai ter o tumor. A incidência vem crescendo entre 5% e 10% nos últimos 10 anos. A população está envelhecendo, e a doença está muito relacionada à obesidade, ao sedentarismo.

Legenda:

 

“ONG Sempre Viva devolve a auto-estima da mulher, melhorando a aparência daquela que sofre o golpe da mutilação”, reconhece Malheiros na Câmara Federal

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password