Docente da UNIFEV publica artigo em revista internacional de Odontologia

Estudo realizado pela Profa. Ma. Ana Paula Castilho Garcia Seraphim abordou a relação entre a doença periodontal e a resistência à insulina, em pacientes gestantes

A Profa. Ma. Ana Paula Castilho Garcia Seraphim, docente da UNIFEV, teve um artigo publicado, recentemente, na revistaBrazilian Dental Journal, periódico que divulga para o mundo todo pesquisas brasileiras na área de Odontologia.

O trabalho, originalmente publicado como “Relationship among periodontal disease, insulin resistance, salivary cortisol, and stress levels during pregnancy”, fala da relação entre a doença periodontal (que acomete as gengivas) e a resistência à insulina, em pacientes gestantes.

De acordo com Ana Paula, tal comprovação possibilita a prevenção de uma possível diabetes melittus gestacional (DMG), por meio de cuidados com a saúde gengival. “A pesquisa também mostra o quanto incômodos gengivais influenciam no estresse cotidiano das grávidas”, explicou.

A docente ainda citou que muitos estudos no sentido de relacionar doenças infecciosas e fatores emocionais ao diabetes têm sido produzidos ultimamente. “Esse trabalho contribui para a elucidação da etiopatogenia de doenças crônicas degenerativas, como o DMG e sua possível prevenção, assunto bastante debatido na atualidade”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password