Dobra o numero de roubos em Votuporanga

O número de roubos contra pessoas em Votuporanga dobrou, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgados ontem à tarde. Em nove meses, foram 110 casos contra 54 no mesmo período do ano passado. Os números de furto de veículos saltam de 81 no ano passado para 111 neste nove primeiros meses do ano. Um crescimento de 37%.

Já o número de roubos de veículos caiu de oito casos de janeiro a setembro do ano passado para um este ano.

O delegado do Deinter 5, Raimundo Cortizzo, afirma que roubos de veículos está diretamente ligado ao comércio clandestino de peças usadas.

“Temos feitos cada vez mais ações para coibir este tipo de comércio, mas é algo cultural, tem sempre comprador”, afirma. Para ele, desmanches deveriam ser proibidos e a compra e venda de peças usadas tipificada como crime. Já para o aumento de roubos contra pessoas, o delegado afirma que tem relação direta com a questão das drogas.

O major da Polícia Militar, Paulo Sergio Martins, afirna que aumento do número de roubos contra pessoas se deve à implantação do sistema de registro eletrônico de boletins de ocorrências, oferecido pela SSP. “Hoje as vítimas podem informar pela internet, sem sair de casa”, argumenta

Produtividade policial

Os dados da SSP indicam ainda que o número de veículos recuperados caiu. Em 2013, de janeiro a setembro, a polícia localizou 79 carros e motos que tinham sido roubados ou furtados em Votuporanga. Neste ano, no mesmo período, foram 59 veículos, uma redução de 26% nas ocorrências.

Homicídios e tráfico

O relatório oficial da SSP aponta que este ano os homicídios dolosos (com intenção de matar) apresentam queda de 43% em Votuporanga. Em 2013 foram sete casos até setembro. Este ano, quatro. Outro crime que também apresentou queda foi o tráfico de drogas. De janeiro a setembro deste ano foram 108 casos. Já no mesmo período do ano passado foram 133 registros. O capitão Edson Fávero não foi encontrado para comentar os números.

Luciano Moura
luciano.moura@diariodaregiao.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password