Moradores do distrito de Simonsen ganham consultório municipal de saúde

A Prefeitura Municipal de Votuporanga através da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta sexta-feira, dia 30, às 17 horas, o Consultório Municipal “Joaquim Belarmino Vieira”, no distrito de Simonsen.

 

A saúde pública é direito fundamental e é com essa visão que a Prefeitura de Votuporanga implantou ações que transformaram o município em referência na Gestão de Saúde principalmente por conta do modelo de Consultórios Municipais que oferece serviços de qualidade à população.

 

A Unidade de Saúde passou por reformas e ampliação e se torna agora um Consultório Municipal com duas salas para atendimentos médicos, uma paraodontológico e mais 11 para atendimento aos pacientes sendo: sala de vacina, de inalação, injeção, curativo, coleta de exame, além de sala de reuniões. São 246,54 metros quadrados de construção com investimento do Ministério da Saúde de R$115 mil.

 

De acordo com a enfermeira Graziela Coienca Martinez o local oferece mais conforto ao paciente. “Nossa sala de espera ficou maior, temos o cantinho da criança, enfim, toda estrutura melhorou para melhor resolutividade do atendimento aos pacientes”, destacou.

 

A secretária da saúde, Fabiana Parma, destacou que o objetivo é desenvolver ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de saúde para melhorar a qualidade de vida.

 

O consultório conta com uma equipe formada por uma enfermeira, 3 auxiliares e técnicos de enfermagem, um auxiliar odontológico, um serviços gerais, um auxiliar de farmácia, um dentista, além dos profissionais que semanalmente promovem atendimento: um médico generalista, um ginecologista e um farmacêutico.

 

A inauguração do Consultório Municipal “Dr. Joaquim Belarmino Vieira”, no distrito de Simonsen, que faz parte do calendário das festividades de aniversário do município, contará com a presença de autoridades e da população.

 

O patrono da Unidade, “Joaquim Belarmino Vieira” será homenageado durante a inauguração:Sr. Joaquim, nasceuem Olímpia, em 2 de maio de 1900, antes mesmo de completar 40 anos, isso em 1937, o senhor Joaquim Belarmino Vieira veio fazer a vida neste pedaço de sertão. Votuporanga acabava de nascer. Adquiriu um pedaço de terra na Fazenda Piedade, neste distrito de Simonsen.

 

Dedicou-se à lida no campo, cuidando com carinho da terra, das plantações. Entretanto, outra atividade que fazia com prazer o tornou muito conhecido. Como o transporte na época era muito precário, o senhor Joaquim se transformava em carreiro e o seu carro de boi era constante nas estradas poeirentas, levando e trazendo passageiros. Casou-se com dona Maria Cândida e criou uma grande família, com os filhos Jacira, Alcino, José, Lindolfo, Maria, Alice, Terezinha, Aparecida e o João.

 

Homem religioso, colocou sua voz a serviço do Evangelho, varando décadas como mestre da Companhia de Reis Garça Branca, cantando e encantando comunidade da cidade e da região. Foi uma figura muito popular no distrito, pedaço de chão que escolheu para viver, onde viveu cultuando amizades, até o dia em que foi chamado para o andar de cima, aos 84 anos, em 2 de outubro de 1984. Em setembro de 2000, numa iniciativa do vereador Meidão, teve seu nome proposto para patrono desta unidade de saúde, lei sancionada pelo então prefeito Atílio Pozzobon Neto.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password