Disque Árvores chega a quase 1 mil mudas plantadas

O plantio pode ser solicitado pelo morador de um modo simples e rápido; comércio e indústria também podem aderir ao programa

Para que cada vez mais espaços sejam arborizados, a Saev Ambiental e a Prefeitura de Votuporanga lançaram no início de 2017 um programa especial para plantio gratuito de árvores nas calçadas. Em um ano, o Disque Árvore já plantou quase 1 mil mudas contribuindo para reforçar o índice arbóreo da cidade.

Logo que foi apresentada, a campanha ganhou grande adesão da população interessada em ter uma árvore em frente a suas casas. O processo é simples: o morador faz a solicitação e as equipes da Saev Ambiental providenciam o plantio sem custos.

O superintendente adjunto da autarquia e responsável pela implantação do Disque Árvore em Votuporanga, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune, destaca que a intenção do Programa não é só ampliar as áreas verdes, mas estimular junto à população o plantio de mais árvores na zona urbana. “A ampliação dos espaços verdes é uma necessidade das cidades. Hoje, por meio do Disque Árvores estamos pensando no bem estar do meio ambiente e da população, refletindo na melhoria direta da qualidade de vida”.

A execução do serviço é feita pela própria equipe de Meio Ambiente da Saev, com a abertura do quadro, plantio, adubo da muda e orientações; cabendo ao morador a manutenção da espécie.

O Superintendente Waldecy Bortoloti observa que “comércio e indústria também podem aderir ao programa e solicitar o plantio de mudas pelo Disque Árvore”.

 

Como funciona

O plantio pode ser solicitado pelo morador de um modo simples e rápido, pelos números de telefone 0800-771-1950 ou (17) 3405-9195, ou ainda pelo atendimento pessoal, na rua Pernambuco, nº 4313, das 8h às 16h.

Ao solicitar o plantio, é gerada uma ordem de serviço, na qual constam as informações pessoais do interessado. Logo após, é feita uma análise por uma equipe especializada sobre a fiação elétrica existente no local. O morador escolhe entre as opções de mudas oferecidas e é feito o agendamento do plantio.

 

Uma equipe da Saev Ambiental leva a muda até a residência, faz a abertura do quadro na calçada e planta a árvore. A muda é adubada e a equipe da autarquia instala uma estaca de madeira, que auxilia na condução correta do tronco. A partir daí os cuidados ficam por conta dos moradores.

 

Espécies

Ao todo são oferecidas sete opções de mudas para o plantio em calçadas, sendo duas de pequeno porte para o lado próximo à rede elétrica: Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia; quatro de médio porte para o lado oposto da rede elétrica: Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca; e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada em ambos os casos.

As mudas fornecidas pela Saev provêm do Viveiro Municipal, localizado no Horto Florestal “Sérgio Ramalho Matta”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password