Direitos Humanos realiza 1.º Seminário LGBT

Evento deste ano debaterá o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”; integrantes do GADA de Rio Preto e juiz Evandro Pelarin ministrarão palestras

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, realiza no próximo dia 20 o 1.º Seminário LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O tema do evento é “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. O seminário acontece na Câmara Municipal, a partir das 8h.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Emerson Pereira, disse que a realização do evento é de extrema importância para a cidade devido aos trabalhos já realizados pela pasta. “Nestes últimos dois anos, me deparei com o que o público LGBT enfrenta. Constantemente as pessoas vêm nos pedir ajuda, enquanto Secretaria Municipal, para que lutemos pelos seus direitos”, falou.

Emerson explica que a maioria dos relatos foi de pessoas que de alguma maneira sofreram preconceito. “Muitos eram excluídos, olhados com discriminação. Nós devemos fazer diferença na cidade, estendendo a mão e valorizando ainda mais estas pessoas, que merecem ser tratadas muito bem. São seres humanos e têm seus direitos garantidos”, falou.

O secretário disse que o seminário tem como proposta esclarecer dúvidas e os direitos do público LGBT. Sendo assim, foram convidados a participar representantes de entidades, órgãos públicos municipais, escolas, postos de saúde e população em geral.

Palestrantes

Ministram palestra no 1.º Seminário LGBT dois representantes do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids), de São José do Rio Preto. Nélio Nakada é assistente social, Especialista em Intervenção Familiar pela Universidade de Franca. Técnico do Centro de Promoção em Saúde e Direitos Humanos LGBT do GADA. É membro base da SUb Cofi do Conselho Regional de Serviço Social da 7.ª Seccional de São José do Rio Preto. É presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA SJRP). Ricardo dos Santos é agente social do Centro de Promoção em Saúde e Direitos Humanos LGBT do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids), conselheiro do segmento de gays do Conselho Estadual LGBT de São Paulo. Após a palestra, será aberto espaço para perguntas do público presente.

Em seguida o juiz Evandro Pelarin abordará o tema LGBT. Pelarin é titular da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto. Após sua fala, ele responderá perguntas da plateia.

Para encerrar o evento, haverá relato de duas pessoas que irão expor os preconceitos e vitórias por integrarem o público LGBT.

Inscrições

Quem tiver interesse em participar do 1.º Seminário LGBT deve fazer sua inscrição pelo e-mail direitoshumanos@votuporanga.sp.gov.br, ou pelo (17) 3422-2770.

2.ª Parada do Orgulho Gay

Um grupo de pessoas que defende a causa LGBT esteve recentemente com o secretário Emerson Pereira para buscar apoio para a realização da 2.ª Parada do Orgulho Gay em Votuporanga.

Neste ano, o evento contará com a participação do SAE e Secretaria Municipal de Direitos Humanos, e a Comunidade São Francisco de Assis, entidade que já lida com o respectivo público.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password