Dia do trabalho: alunos fazem comemoração cívica para lembrar a data

Seguindo a nova proposta da Secretaria da Educação de realizar atos cívicos nos dias das comemorações, nesta quinta-feira, 01 de maio, a partir das 8 horas os alunos de diversas escolas municipais apresentarão discursos, poesias, músicas, jograis e danças que marcarão a data. O evento contará ainda com a presença dos atiradores do Tiro de Guerra que farão o hasteamento da bandeira.

A secretária Silvia Rodolfo explicou essa nova proposta dizendo que “a realização do ato cívico na Concha Acústica, na própria data, é uma novidade da programação de comemorações cívicas das escolas municipais deste ano. Além de exercitar a cidadania dos nossos alunos, a preparação das apresentações faz com que eles se interessem pelos temas e entendam os significados das datas de forma ainda mais atrativa”.

O ato contará com a presença do prefeito em exercício Waldecy Bortolotti e de representantes do Legislativo, que também foram convidados, além de alunos e toda a comunidade.

 

1° de Maio

Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes.

As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password