Dia do Idoso é comemorado com atividades recreativas

Integrantes do Centro de Convivência do Idoso, Centro Dia do Idoso, IDAV e das unidades dos CRAS e CREAS se reuniram no Centro de Convenções

A Prefeitura de Votuporanga por meio das Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e do Conselho Municipal do Idoso comemorou nesta quarta-feira (15/10) o Dia Nacional e Internacional do Idoso com uma programação especial que reuniu informação, entretenimento e socialização voltada para os integrantes do Centro de Convivência do Idoso, Centro Dia do Idoso, Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga e das unidades dos CRAS e CREAS.

Com o tema “Compromisso de todos por um envelhecimento saudável”, foram realizadas atividades no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” como dança, teatro e música. Os idosos também puderam participar de duas palestras ministradas pelo médico sanitarista Antônio Caldeira que falou sobre “Envelhecimento Saudável” e “Garantia de Direitos do Estatuto do Idoso”.

De acordo com o Estatuto do Idoso, em vigor desde 2006, é considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Todos os estudos recentes, entre eles os realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que a população acima de 60 anos tem aumentado gradativamente.

No primeiro momento, a presidente municipal do Conselho dos Idosos, Elisabeth Fullas, comentou sobre a importância e valorização dos idosos no convívio social “precisamos acabar com o preconceito de que o idoso é inativo e incapaz,” disse.

Para a secretária de Assistência Social, Marli Beneduzzi Pignatari, que esteve representando o prefeito Junior Marão, o evento fortalece os vínculos entre os participantes dos centros de convivência, além de proporcionar momentos de muita alegria. “Nós atendemos a terceira idade diariamente com muito carinho e não poderíamos deixar passar em branco essa semana que é especialmente para eles. A valorização do idoso precisa ser trabalhada de forma intensificada e contínua”. A secretária defendeu também a participação dos idosos na vida social dizendo que “a idade não pode ser vista como um fator que impede a felicidade” declarou.

Emerson Pereira, secretário de Direitos Humanos, disse que “esse dia é de extrema importância e ressaltou a ação da atual gestão com o fortalecimento da atenção aos idosos”.

Dona Joana de Aguiar, 74 anos, é integrante do Centro Dia do Idoso e participou do evento. “Estou feliz e empolgada com tantas coisas que temos aqui em Votuporanga. Parabéns a todos que se preocupam com os idosos”, agradeceu.

Serviços

O Centro Dia do Idoso é um espaço de acolhimento para idosos semidependentes. A prioridade de atendimento é para os que a família não tem condições de dar atenção e cuidado durante o dia. No fim do dia, o idoso retorna a sua casa. No CDI, o idoso pode se alimentar gratuitamente, ter atividades de lazer, cultura, sala de convivência com TV e DVD, enfermaria e sala de informática. Ele fica localizado na Rua Humberto Correia Bonetti, 3575, Jardim Canaã e atende pelo telefone 3422-8641.

Já o Centro de Convivência é um local onde o idoso pode conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e garantir um envelhecimento com qualidade. Com o intuito de promover o amadurecimento de maneira ativa e saudável, o CCI possui áreas de lazer, como salão de dança e fica na Rua Presidente Juscelino de Oliveira, 4236, Vila Paes, e atende pelo telefone 3421-2352. Todos os serviços são gratuitos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password