Dia do Geógrafo: Egresso conta sobre sua paixão pela profissão

Formado em 2011 pela UNIFEV, Flávio de Oliveira Alves fala sobre admiração pela área e conquistas profissionais

O dia 29 de maio é uma data comemorativa para todos os profissionais de Geografia. Atualmente, a demanda por geógrafos no âmbito educacional é intensa e, de acordo com as lutas recentes de apoio aos cursos de Licenciaturas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), as oportunidades deverão aumentar nos próximos anos.

Entre os desafios apontados pelo documento estão: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar e valorização dos (as) profissionais da educação. Para aqueles que sonham em seguir a carreira, é uma possibilidade de crescimento e reconhecimento. Mais do que apenas decidir por um curso de Licenciatura, é necessário confiar na própria vocação.

“A Geografia sempre despertou em mim a vontade de trabalhar na área. Desde muito cedo, me identifiquei com os conceitos comportamentais e sociais, percebendo um elo entre homem, natureza e o desenvolvimento dos acontecimentos”, disse Flávio de Oliveira Alves, 24 anos, formado em 2011 pelo Centro Universitário de Votuporanga e, atualmente, professor do ensino fundamental, na cidade de Cosmorama.

O curso de Licenciatura em Geografia da UNIFEV completa, neste ano, 30 anos de tradição e, atualmente, é integralizado em 6 semestres (3 anos). A graduação forma professores aptos a lecionar a disciplina e preparados para lidar com os desafios do cotidiano da profissão. Desde os primeiros períodos, os estudantes têm contato com a área por meio de programas de estágio.

“O estágio é uma troca de experiência muito importante, totalmente necessário para o estudante criar uma percepção sobre o mercado. É um momento cercado de grandes recordações e também decisivo para as próximas escolhas”, ressaltou Alves.

Para a coordenadora do curso, Profa. Ma. Marisa Maurício Carrasco Dionísio, a Geografia está evoluindo, o que exigirá do aluno mais dedicação para enfrentar os obstáculos impostos pelo cotidiano da sala de aula. “Nas últimas décadas, notamos um grande avanço no uso de novas metodologias e tecnologias. O nosso papel é estar em constante processo de atualização do conhecimento. Durante a sua estada na Instituição, o graduando irá vivenciar experiências de ensino e aprendizagem fundamentais para uma formação completa”, explicou.

Segundo o egresso, existem alguns fatores fundamentais para o sucesso na área educacional. “É preciso estar preparado para acompanhar a crescente mudança da sociedade e da educação. Acredito que ainda é possível ter uma educação de qualidade no País”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password