Dia do Exército Brasileiro é comemorado na Câmara Municipal de Votuporanga

Capitão Luiz Augusto Valle, Tenente Marcelo Santos e Sargento Heroíto Gomes estiveram presentes para comemorar os 370 anos do Exército, celebrado no dia 19 de abril.

O Capitão Luiz Augusto Valle, o Tenente Marcelo Santos (Delegado do Serviço Militar), e o Sargento Heroíto Gomes (Instrutor do Tiro de Guerra), além dos atiradores do Tiro de Guerra de Votuporanga, estiveram presentes na Câmara Municipal de Votuporanga, na noite de ontem (16) para comemorar e falar um pouco sobre o Dia do Exército Brasileiro, celebrado no dia 19 de abril.

Nesta semana, eles estão percorrendo pelas escolas do município onde expõem o material e realizam palestras em comemoração aos 370 anos do Exército Brasileiro. No dia 19 (quinta-feira), haverá uma formatura alusiva ao Dia do Exército, com exposição no Tiro de Guerra. À noite, o coral do Tiro de Guerra e a banda Zequinha de Abreu se apresentarão na feira livre noturna da praça São Bento. Na ocasião, serão cantados: o Hino Nacional, o Hino de Votuporanga e o Hino do Exército Brasileiro.

Dia do Exército – 19 de abril

Comemorada anualmente em 19 de abril, esta data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira. O Dia do Exército é celebrado em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada. O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica.

Existem cinco principais divisões dentro do Exército Brasileiro: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.

 

Canção do Exército Brasileiro

Nós somos da Pátria a guarda, / Fiéis soldados, / Por ela amados. / Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança. / Quando altiva for a / Terra Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor. / Como é sublime / Saber amar, / Com a alma adorar / A terra onde se nasce! / Amor febril / Pelo Brasil / No coração / Nosso que passe. / E quando a nação querida, / Frente ao inimigo, / Correr perigo, / Se dermos por ela a vida / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial. / E a ti, Pátria, salvaremos! / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password