Dia de Campo apresenta números sobre produção de leite

Mensalmente, eram captados cerca de 2 milhões de litros de leite na região de Nhandeara, agora esse número está em torno de três milhões de litros

Cerca de 300 produtores de leite de toda a região atendida pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, participaram do Dia de Campo da Pecuária Leiteira, promovido em Nhandeara, na Estância Gioelli, na última semanara. Na oportunidade, foram apresentados os resultados obtidos no projeto trabalhado em parceria Sebrae-SP e laticínio Vigor unidade Nhandeara.

Desde setembro do ano passado, o projeto é desenvolvido com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtores  de leite da região de forma a promover a qualidade do mesmo e a consequente melhoria na produção, produtividade e na lucratividade dos produtores atendidos pelo projeto.  Desde o ano passado até novembro de 2013 os produtores receberam em suas propriedades orientações de tecnologias e gestão que fazem parte de uma metodologia chamada Agrosebrae, desenvolvida pelo Sebrae-SP.

Os gestores do projeto Viviane Karina Gianlorenço (Sebrae-SP) e Fabio Philomeno (Vigor) apresentaram os resultados obtidos até o mês de novembro de 2013. De acordo com os gestores, analisando o grupo de produtores que participam do Agrosebrae em relação aos produtores que não participam da ação, percebeu-se uma melhora em torno de 19% na produtividade e na qualidade do leite produzido. “Isso mostra a importância do trabalho em parceria com os laticínios, pois os produtores além de perceberem a melhoria de seu produto final devido a uma bonificação no preço por qualidade do leite, percebem uma melhora em sua renda mensal”, diz Viviane Karina.

O projeto também gerou aumento na captação de leite. Segundo dados apresentados pela Vigor, antes eram recolhidos aproximadamente 60 mil litros de leite diariamente, hoje, o número passa dos 108 mil. Mensalmente, eram captados cerca de 2 milhões de litros de leite na região de Nhandeara, agora esse número está em torno de três milhões de litros.

Rogério Theodoro, produtor de Buritama, foi um dos 100 produtores que participou do projeto. Theodoro tem uma propriedade de pouco mais de seis alqueires, localizada em Buritama e sentiu os impactos apresentados no evento.

Há cerca de seis meses, a produção diária de leite era de aproximadamente 180 litros, atualmente chega a cerca de 350 litros. “Agora a minha meta é alcançar os 500 litros. Estou confiante, levando em consideração o bom resultado que tenho percebido nos últimos meses, e também o atendimento que venho recebendo e que tem proporcionado melhora no manejo, na qualidade do produto e também na saúde dos animais”, destacou o produtor.

Ampliação

Devido aos bons resultados obtidos nesse projeto, a Vigor pretende estender a ação para outras regiões. “Atualmente 15% dos nossos produtores de leite, de toda a região, participam do projeto e a melhoria na produção nos incentiva a levar esse projeto para outras regiões do Estado de São Paulo. Aqui na região de Nhandeara começamos com 21 produtores e chegamos a 104, o que nos mostra também, o interesse que eles tem em participar de ações como essa”, afirmou João Fernando dos Santos, Gerente de Capacitação de leite da Vigor.

Sergio Gromik gerente do Sebrae-SP escritório de Votuporanga, destaca ainda a importância do leite para toda a região Noroeste Paulista. “Não podemos esquecer que nossa região é uma das maiores bacias leiteiras do Estado. Desta maneira, precisamos buscar um atendimento especializado, voltado para esse público”.

Linhas de crédito
Durante o Dia de Campo, além de serem apresentadas as linhas de créditos disponíveis para o Agronegócio expostas pelo Banco do Brasil de Votuporanga e Banco Bradesco de Nhandeara, os produtores também tiveram a oportunidade de conhecer as estações tecnológicas com as empresas participantes do Dia de Campo.

Para conhecer esse e outros projetos desenvolvidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, o telefone para contato é o 3421-8366. O Escritório fica na av. Wilson de Souza Foz, 5137.

 

Foto: Ferdinando Ramos/A2 Fotografia

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password