Dia das Mães: Procon de Votuporanga lança pesquisa de preços no comércio local

Realizada pela primeira vez na cidade, pesquisa comparou preços de 23 itens em cinco grandes magazines de Votuporanga nos dias 15 e 16 de abril

O Procon de Votuporanga, órgão vinculado à Secretaria da Cidade da Prefeitura, lança nesta segunda-feira (05/5) o serviço de pesquisa comparativa de preços pela primeira vez, por meio de iniciativa intermediada pelo Núcleo Regional da Fundação Procon/SP, com sede em São José do Rio Preto. A pesquisa é voltada ao Dia das Mães e foi realizada também nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e São José do Rio Preto.

A partir de agora o órgão local integrará o cronograma de atividades e setores pré-definidos para lançamento de outras pesquisas de preços.

Por se tratar de uma data comemorativa ao Dia das Mães, a comparação de preços envolveu depiladores, modeladores, pranchas, secadores, smartphones (sem vínculo com operadoras), tablets, cafeteiras, fritadeiras e panelas elétricas. Foram comparados os preços de 23 itens em cinco grandes magazines de Votuporanga nos dias 15 e 16 de abril. A maior diferença de preço encontrada foi de 57% de um tipo de secador de cabelos onde o maior preço foi de R$ 233,94 e o menor de R$ 149,00. A pesquisa completa pode ser encontrada no site da Prefeitura de Votuporanga (www.votuporanga.sp.gov.br), na página inicial, no link do Procon.

“O objeto é proporcionar ao consumidor de Votuporanga uma ferramenta dinâmica de comparação dos preços praticados no mercado local no momento da compra, otimizando o tempo do consumidor. Obviamente que este trabalho não afasta a necessidade de que o consumidor também faça pesquisas em outras lojas físicas e virtuais, já que os preços e os modelos oferecidos podem variar bastante de um estabelecimento para outro”, alertou a diretora do Procon de Votuporanga, Andréa Isabel da Silva Thomé.

Andréa explicou ainda que o consumidor também deve avaliar as formas de pagamento, descontos, juros em caso de parcelamento e eventual cobrança de frete e se o valor do produto, ou das parcelas (em caso de pagamento parcelado/financiado), não irá comprometer o orçamento do mês em que a compra foi realizada ou dos meses subsequentes. “É de fundamental importância também solicitar a nota fiscal”, disse a diretora do órgão.

O Procon de Votuporanga fica na Rua São Paulo, 3741, e atende pelo telefone (17) 3422-8930. Os atendimentos presenciais acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password