Dia da Ação Conjunta: Tabela SUS, Reajuste Já! realiza ato simbólico

O movimento Tabela SUS, Reajuste Já! realizou nesta quarta-feira o seu ato simbólico com o objetivo de chamar a atenção para a causa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, principalmente quanto à necessidade de reajustar os valores repassados pelo Sistema Único de Saúde a estas instituições, hoje endividadas, em razão da insuficiência de recursos e da defasagem da tabela para os procedimentos.

 

Mais de 80 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos realizaram, simultaneamente, entrevistas coletivas, passeatas, fotos oficiais e outros tipos de mobilização. Em Jales, por exemplo, a Santa Casa levou manifestantes às ruas com faixas e camisetas. Já em Votuporanga, mais de mil funcionários da Santa Casa, convidados e parceiros vestiram camisetas pretas – a maioria com a estampa da campanha – e fizeram uma manifestação em frente à sede do Hospital.

 

Autoridades prestigiaram a mobilização, entre elas o Prefeito de Votuporanga, Júnior Marão, o Provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, o Presidente do Conselho, Nasser Gorayb, o Presidente do Centro Universitário de Votuporanga, Nelson Thomé Seraphim Júnior, os Diretores Clínico e Técnico do Hospital, Marco Aurélio Nascimbeni e Alexandre Parma, respectivamente, além de membros da Diretoria Executiva, de Conselheiros, do Presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Luiz Augusto de Oliveira, de empresários, religiosos e do Administrador do Complexo, Mário César Homsi Bernardes.

 

Aderiram ao movimento, simbolizando a adesão à campanha, os comerciantes e até mesmo os funcionários públicos de Votuporanga. Na Saev Ambiental e na Secretaria Municipal da Saúde, por exemplo, os funcionários usaram camisetas pretas durante o expediente. Lojas da região central também colaboraram. Todos os que participaram devem encaminhar as fotos com a identificação para a Santa Casa de Votuporanga, pelo e-mail ncom@santacasavotuporanga.com.br ou pelo perfil do Hospital no Facebook, Santa Casa de Votuporanga.

 

Movimento

Este ato simbólico realizado é mais uma etapa do projeto nascido em Votuporanga, no dia 10 de setembro, reunindo mais de 50 instituições filantrópicas, onde foram elaborados documentos oficiais a serem encaminhados aos chefes do Executivo, tanto a nível Estadual (Geraldo Alckmin) quanto Federal (Dilma Rousseff).

 

As “Cartas do Interior” solicitam providências, especialmente em relação aos valores defasados da tabela de remuneração do SUS, e serão entregues junto à anuência de mais de 80 hospitais filantrópicos. O movimento vem ganhando força e representatividade, praticamente todo o Estado de São Paulo está integrado, além de instituição de Minas Gerais, do Mato Grosso, do Ceará e, mais recentemente, do Acre, que participam da ação.

 

O “Tabela SUS, Reajuste Já” prepara agora o envio de todo o material aos Governos – além das cartas e dos documentos de anuência, será enviada a repercussão midiática conseguida até o momento (clipping do movimento). A partir de então, será contado um prazo de pouco mais de 30 dias para um retorno ou posicionamento em relação às reivindicações apresentadas.

 

No dia 26 de novembro uma assembleia geral do movimento será realizada em Votuporanga, debatendo os resultados e as próximas ações. Estarão reunidos representantes de todas as instituições participantes, políticos e parceiros que possam colaborar para o crescimento e a ampliação do movimento, visando que as necessidades sejam atendidas, o mais rápido possível, pelas esferas governamentais.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password