Devoção marca 29º Encontro de Bandeiras em Votuporanga

Prefeitura e Centro de Folclore pretendem manter viva uma tradição que resiste ao tempo

 

O 29° Encontro de Folia de Reis que aconteceu no último domingo, dia 26 de janeiro, em Votuporanga, reuniu centenas de pessoas ao lado da Capela de Santos Reis, no bairro Vila Paes. Além dos grupos de Votuporanga cinco cidades da região estiveram presentes como Jales, Parisi, Monte Aprazível, Cosmorama e Auriflama, totalizando dez companhias:Garça Branca, Fonte de Fé, São Gonzalo, Folia de Reis Terno Branco, Baiana, Mensageiros do Oriente,Estrela de Ouro,Renascer com Cristo, Asa Branca e Pio XII.

 

O evento, realizado pelo Centro de Folclore e Cultura juntamente com a Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria da Cultura e Turismo,foi marcado pela tradição com a mesma fé de tempos passados.Durante o encontro de bandeiras foi servido o tradicional almoço para todos os presentes.

 

O prefeito de Votuporanga,Junior Marão, esteve presente e ressaltou que dará toda condição necessária para não deixar essa cultura se perder ao longo dos anos e preservar estes costumes tão importantes.

 

A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, também esteve no local e se surpreendeu com a devoção dos integrantes. “A cultura popular deve ser incentivada para que as novas gerações também se envolvam e deem continuidade nos ritos”.

 

Osvaldo Murici,presidente do Centro de Folclore de Votuporanga, agradeceu a todos os presentes e o apoio da Prefeitura de Votuporanga. “O costume tem se perdido, temos que lutar para preservar essa tradição”, afirmou.

 

Para os foliões e mestre das companhias o que mantém os grupos de folias unidos e na luta são a religiosidade e a fé em Cristo.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password