Desfile de escolas de samba começa hoje na avenida Vale do Sol

Raça Alvinegra abre o evento, seguida da Águias da Liberdade e Falcão Negro; horário de início está marcado para às 20h30

Já conhecido tradicionalmente, o desfile das escolas de samba do Carnaval de Votuporanga entra para a sua sétima edição este ano. Com realização da Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com a Lesvo (Liga das Escolas de Samba de Votuporanga), a folia começa neste sábado, dia 01 de março, às 20h30, e se repete na segunda-feira, 03 de março, com início marcado para o mesmo horário.

A estrutura de arquibancadas e tendas já está pronta para receber o público da cidade e região que poderá prestigiar o evento sem pagar nada para entrar. Os desfiles acontecerão na Avenida Vale do Sol, no trecho compreendido entre a Rua Guanabara e Avenida José Marão Filho, num percurso que possui cerca de 360 metros. Este ano as escolas de samba contarão ainda dois contêineres para guardarem suas fantasias e que também servirão de camarins para os integrantes.

Percorrerão a passarela do samba da Vale do Sol este ano, três escolas de samba: Grêmio Recreativo Escola de Samba Raça Alvinegra, Grêmio Recreativo Escola de Samba Águias da Liberdade e Grêmio Recreativo Escola de Samba Falcão Negro. Raça Alvinegra abre o evento, seguida da Águias da Liberdade e Falcão Negro. No segundo dia Águias da Liberdade será a primeira apresentação da noite seguida pela Raça Alvinegra e Falcão Negro. Lembrando que cada escola terá o tempo mínimo de desfiles de 40 minutos e o tempo máximo de 50.

A apuração do carnaval será na Câmara Municipal, dia 05 de março, às 9 horas. Mais informações sobre o carnaval 2014 pelo telefone (17) 3405-9750.

História das Escolas de Samba

 GRES Raça Alvinegra – A agremiação mais nova da cidade foi fundada em 2012, sendo campeã no primeiro ano e vice-campeã em 2013. Com 250 integrantes a Escola vai abrir o desfile deste ano com o tema “Assary 50 anos de história”.

 GRES Águias da Liberdade – Fundada em 13 de novembro de 1994, a Escola de Samba Águias da Liberdade continua retratando a história dos carnavais de rua. A reciclagem de material sempre fez parte dos temas de destaque da Escola.

GRES Falcão Negro – A Escola de Samba Falcão Negro foi fundada no dia 09 de janeiro de 1997, defendendo as cores preto e branco e representando os bairros da zona sul como: São João, Estação, Palmeiras 1 e 2, Sonho Meu e redondezas. Desde sua fundação a escola sempre esteve engajada em diversas ações sociais.No ano passado a Falcão Negro levou para casa o troféu Jesus Nato (“Zuiz Preto”) pelas conquistas dos títulos em 2002, 2011 e 2013.

CIT

A cidade já é nacionalmente conhecida pelas festas carnavalescas e a expectativa é de receber novamente um grande número de turistas que vêm para Votuporanga curtir a programação do Bloco Oba!. Para dar todo suporte necessário a estes foliões a Prefeitura de Votuporanga, em parceria com a Unifev, montou, mais uma vez, o Centro de Informações Turísticas no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”. O espaço funciona desta sexta até terça-feira, das 14h às 2h, e tem como objetivo fornecer informações de toda estrutura disponível na cidade para receber os foliões que escolheram curtir o carnaval em Votuporanga.

O trabalho é coordenado pela Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga e conta com a participação de alunos da Unifev que irão apresentar informações gerais sobre a cidade e de serviços, como farmácias de plantão, bares, restaurante e similares, transporte, entre outros. No CIT, será disponibilizado a cada visitante um mapa da cidade com indicações de rua e principais pontos de Votuporanga para facilitar a localização de endereços.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde também estará presente durante o desfile das escolas de samba de Votuporanga, na avenida Vale do Sol, no sábado, dia 1º, e na segunda-feira, 03.

À partir das 19h, uma ambulância estará na avenida para suporte ao socorrista que fará o atendimento de urgência à população e aos integrantes das escolas de samba que participarão dos desfiles. O socorrista ficará com um rádio comunicador para o contato direto com a unidade móvel do Samu (Serviço Médico de Urgência), para os atendimentos mais graves.

Estão previstas também a distribuição de cerca de 16 mil preservativos nos cinco dias de festa, pela Vigilância Epidemiológica.

Vale lembrar, que a Secretaria de Saúde assim como as Unidades de Saúde e Consultórios Municipais distribuem preservativos à população em geral durante o ano todo. A sede fica na rua Santa Catarina n.º 3890 – bairro Patrimônio Velho e atende pelo telefone (17) 3405-9787.  Fotos: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password