Dois meses sem chuvas, tempestade provoca ‘apagão’

Depois de 54 dias de estiagem fortes ventos seguido de uma chuva rápida provocou um apagão em parte dos bairros Vila América e Vila Guerche, provocando, inclusive, o cancelamento da sessão da Câmara que ocorreria ontem à noite (leia mais na página 3).

A interrupção no abastecimento de energia durou cerca de 45 minutos.

A probabilidade de chuva para hoje é de 80%, segundo a previsão do tempo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A mesma probabilidade segue pelo restante da semana, acompanhada de uma leve queda na temperatura. Para amanhã, quarta feira, a mínima será de 19º e 29º graus célsius, já para a quinta a previsão mínima é de 17º e 29º C e na sexta feira de 21º à 34º graus célsius.

A chuva, no entanto, parece não atrapalhar o fim de semana. No sábado e domingo, pela previsão, a temperatura volta a subir, com mínimas de 23º e máxima de 35º graus, e a probabilidade de chuva cai para zero, novamente.

 

 

Retrospectiva

 

Não chove na cidade desde o dia 24 de julho. Durante os quase dois meses, que se seguiram, foi catalogado pela Coacavo (Cooperativa do Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga) uma leve garoa, em agosto, não alcançando nem 0,5 milímetros.

 

A estiagem fez com que a umidade do ar também caísse, ficando muito abaixo do mínimo de 30%, estabelecido pelo ministério da saúde.

 

Nos últimos meses a umidade chegou a 18%, tanto na cidade como em diversas regiões do país, segundo informações do clima tempo. Um número favorável a problemas de saúde, como a rinite, caracterizada pela irritação e inflamação da mucosa nasal.

 

Em matérias anteriores, O Jornal mostrou que o número de atendimentos na Santa Casa e Upa (Unidade de Atendimento Básico de Votuporanga) o número de atendimentos, nesta época do ano, chega a subir entre 30 e 40%.

 

O período atinge também a agricultura, já que seca a cana de açúcar principal agricultura da cidade e os pastos do gado. Crédito: André Nonato – O Jornal

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password