De virada, Ponte surpreende São Paulo e abre vantagem em semifinal

De forma inesperada, a Ponte Preta reverteu a empolgação de mais de 50 mil torcedores no Morumbi na noite desta quarta-feira.

 

O time de Campinas viu o São Paulo sair na frente e se atirar ao ataque, mas sob chuva forte foi buscar a reação, a virada e a vitória por 3 a 1, na primeira partida semifinal da Copa Sul-Americana.

 

 

Uendel fez o terceiro gol no Morumbi e fechou vitória no Morumbi Foto: Reuters
Uendel fez o terceiro gol no Morumbi e fechou vitória no Morumbi
Foto: Reuters

 

Com o resultado, o time campineiro pode perder o jogo de volta por até dois gols de diferença que, mesmo assim, vai à final. Trata-se da primeira competição internacional da história centenária da Ponte Preta. O São Paulo precisa fazer três gols de diferença. Se repetir o 3 a 1, levará a decisão para as cobranças de pênaltis.

 

São Paulo e Ponte Preta voltam a se enfrentar pela Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira. A pedido do clube da capital, a Conmebol vetou o Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, por conta de falta de capacidade de público. A equipe alvinegra espera jogar no Estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim, mas o local ainda não foi definido.

 

Pelo Campeonato Brasileiro, ambos os times jogam no domingo. A Ponte Preta recebe o Grêmio em Campinas, às 17h (de Brasília). O time está seriamente ameaçado de rebaixamento à Série B – ocupa a 19ª posição, com 35 pontos. Fora de perigo, o São Paulo enfrenta o Botafogo no Morumbi, às 19h30.

 

Choveu muito em São Paulo na noite desta quarta-feira, e sob essas condições o São Paulo começou a partida tentando acuar a Ponte Preta para se impor. O time não demorou para abrir o placar. Aos 20min, Aloísio tocou para Paulo Henrique Ganso, que finalizou da entrada da área e acertou o canto de Roberto.

 

 

Cercado, Aloísio tenta jogada no ataque são-paulino Foto: Marcelo Pereira / Terra
Cercado, Aloísio tenta jogada no ataque são-paulino
Foto: Marcelo Pereira / Terra

 

A Ponte Preta demorou, mas aos poucos encaixou a marcação e deixou a partida truncada. Um descuido da zaga são-paulina pouco antes do intervalo originou o empate. Uendel recebeu na direita do ataque ponte-pretano, fintou Denílson e cruzou rasteiro para a pequena área, onde Antônio Carlos desviou, mandando a bola contra a própria meta.

 

De volta para o segundo tempo, o São Paulo se viu surpreendido pela pressão campineira. Aos 7min, Leonardo bateu cruzado após jogada de Rildo – a bola bateu em Rodrigo Caio e passou à esquerda do gol. No lance seguinte, Rogério Ceni espalmou cobrança de escanteio de Elias. Fellipe Bastos cobrou novo escanteio, Diego Sacoman escorou e Rildo finalizou forte; Ceni fez grande defesa, mas no rebote Leonardo empurrou para o gol vazio e virou o placar.

 

Com mais de 50 mil pessoas no Morumbi, o São Paulo não se abalou e partiu para cima em busca do empate. Aos 20min, Luís Fabiano, que entrou no lugar de Maicon, quase fez de cabeça, mandando a bola rente ao travessão. Aos 25min, no entanto, Uendel recebeu na intermediária e bateu para o gol; a bola desviou em Wellington e passou por cima de Rogério Ceni, que, ajoelhado, não conseguiu alcançar a bola.

 

 

Roberto comemora gol ponte-pretano no Morumbi Foto: Marcelo Pereira / Terra
Roberto comemora gol ponte-pretano no Morumbi
Foto: Marcelo Pereira / Terra

 

O São Paulo tentou diminuir o prejuízo, mas desperdiçou duas chances incríveis nos minutos finais. Aos 38min, Luís Fabiano cabeceou cruzamento de Denilson, mas Roberto saltou no canto direito e fez grande defesa. Dois minutos depois, o atacante são-paulino driblou o goleiro pela direita da área e bateu, mas César salvou com os pés; no rebote, Luís Fabiano rolou para Welliton, de cara para o gol, chutar em cima de Artur.

 

No final, a torcida da Ponte Preta chegou a gritar “olé” para troca de passes de seus jogadores, mas também passou sustos na defesa e viu o goleiro Roberto, lesionado, ser substituído por Edson Bastos. Nos quatro minutos de acréscimos, o São Paulo não conseguiu diminuir o prejuízo de ser derrotado de virada em pleno Morumbi.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password