Cursos da UNIFEV realizam ações em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos

Atividades de conscientização e orientações foram realizadas junto aos colaboradores e pacientes da Santa Casa de Votuporanga

Os cursos de Enfermagem e Psicologia da UNIFEV realizaram, na última terça-feira (dia 05), ações em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve como tema: “Dê as mãos para esta campanha”.

Durante a ação, os colaboradores e pacientes do hospital receberam folderse orientações sobre a importância da higienização das mãos para prevenção das infecções hospitalares, entre outras atividades.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFEV, Profa. Ma. Rosana Aparecida Benetoli Duran, explica a importância desse cuidado: “A higienização correta das mãos é a medida individual mais simples para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência e à saúde”.

De acordo com a docente, as mãos são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele) ou indireto (objetos e superfícies contaminadas).

As mãos devem ser higienizadas por todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde e mantêm contato com os pacientes, ou atuam na manipulação de medicamentos, alimentos, material estéril e contaminado. Para isso, a recomendação é usar água e sabão, uma preparação alcoólica específica e antisséptico.

“É preciso que a lavagem das mãos seja realizada de forma correta não apenas em um ambiente hospitalar, mas em nossas casas, em nosso trabalho ou qualquer outro lugar em que estejamos”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password