Cultura empreendedora chega às salas de aula para mais de mil jovens

Em 2013, cerca de mil alunos participaram das atividades do programa JEEP, que tem entre os objetivos despertar no jovem estudante do ensino fundamental o espírito empreendedor

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), criado pelo Sebrae-SP, formou, em 2013, mais de 130 professores na região de Votuporanga. Em sala de aula, o aprendizado já chegou para mais de 1 mil alunos. Neste ano, o Escritório Regional do Sebrae-SP deve capacitar cinco turmas de profissionais da educação, para que transmitam o conhecimento aos estudantes do ensino fundamental. A meta do programa é transmitir às crianças e jovens o pensamento empreendedor, como habilidades de negociação, vendas e contato com consumidores.

No ano passado, receberam a capacitação professores da rede fundamental de ensino de Auriflama, Fernandópolis, Américo de Campos e Parisi. O próximo passo do programa é a implementação, quando o aprendizado é transmitido em sala de aula. Em 2013, cerca de mil alunos de Auriflama e Américo de Campos participaram.

Em Auriflama, o resultado foi logo sentido. As três escolas municipais que tiveram jovens capacitados organizaram a 1ª Feira do Empreendedor com mais de 660 alunos e cerca de 100 profissionais da educação. Na oportunidade, os alunos mostraram os trabalhos que desenvolveram em sala de aula com as atividades propostas pelo JEEP.

Novas turmas

Neste ano, novas turmas já estão sendo formadas. Em janeiro, 13 professores de Pedranópolis participaram da capacitação promovida pelo Sebrae-SP. Nesta semana, os educadores da rede municipal de Floreal estão sendo capacitados. Em junho o programa será aplicado para os docentes da rede municipal de Indiaporã.

“Para os alunos que participam do programa são muitos os benefícios. As atividades proporcionam o crescimento e a desenvoltura, para que todos se tornem protagonistas da própria vida, o que nos deixa muito felizes. Já para os professores, a capacitação permite aos profissionais esclarecimentos de todas as dúvidas e para que fiquem atualizados sobre a metodologia a ser desenvolvida”, destacou a gestora do programa, Carla Carina Bussoloti.

Auriflama

No ano passado, em Auriflama, mais de 660 alunos participaram das aulas do JEPP. O bom resultado alcançado gerou a lei de n.º 2.131, de agosto do ano passado, de indicação do Diretor de Administração Jair Balestra.

Inédita na região, a lei insere o programa na grade curricular de todas as escolas municipais da cidade. De acordo com a lei, o programa abrirá espaço para orientação e participação de organizações de apoio às micro e pequenas empresas e de fomento ao mundo dos negócios, o que é importante para as crianças que serão responsáveis pela economia da cidade.

A lei prevê que, a partir deste ano, os alunos das três escolas municipais de Auriflama, tenham acesso ao conteúdo desenvolvido pelo Sebrae-SP. O objetivo da ação é despertar no jovem estudante do ensino fundamental o espírito empreendedor e a importância das micro e pequenas empresas, o gosto pela gestão de negócios, além de criar uma cultura empreendedora. As aulas serão ministradas pelos professores, que foram capacitados no ano passado pela equipe do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga.

“Quando expostos ao conhecimento e práticas do Empreendedorismo temos condições de desenvolver uma atitude empreendedora e quando isso acontece, os resultados para a sociedade são positivos e duradouros”, destacou o Gerente Interino do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Luciano Solimar Impastaro.

Para conhecer esse e outros programas desenvolvidos pelo Escritório Regional do Sebrae-SP de Votuporanga, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3421-8366 ou na unidade local que fica na av. Wilson de Souza Foz, 5137.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password