Cuidado com o alimento que você come!

O consumidor precisa ficar atento aos estabelecimentos que frequenta. Só de janeiro a novembro deste ano, 32 firmas foram multadas pela Prefeitura de Rio Preto por comercializarem produtos clandestinos ou fora do prazo de validade, número superior ao mesmo período do ano passado, quando foram 24.

“É preciso ter cuidado, principalmente com os produtos de origem animal. As consequências podem ir de uma intoxicação até doenças graves, como é o caso da tuberculose”, explica a médica veterinária Luciane Bilia de Moraes, gerente do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Vigilância Sanitária de Rio Preto.

Para inibir a venda de produtos sem procedência ou que possam estar contaminados, a Vigilância Sanitária começou ontem a Operação Fim de Ano. A fiscalização será direcionada a açougues e churrascarias, locais que recebem grande volume de clientes nessa época do ano. O objetivo é verificar a origem dos alimentos, condições de armazenamento e higiene das instalações. “Nesse ano, tende a aumentar o comércio de carne de ovinos, suínos e bovinos abatidos clandestinamente, por isso vamos priorizar esses estabelecimentos”, afirma a médica.

Ainda segundo ela, a operação será estendida aos shopping e restaurantes, também para evitar que sejam vendidos produtos que estejam fora do prazo de validade. “Isso é feito o ano todo, porém no fim de ano é preciso intensificar porque o movimento aumenta”, diz Luciane. Quem comercializa produtos clandestinos pode ser multado em valores que variam entre R$ 193,70 até R$ 193 mil, além da penalidade de apreensão e inutilização dos produtos ilegais.

Em julho deste ano, 820 quilos de produtos entre muçarela, presunto, queijo e calabresa vencidos e estragados foram recolhidos em uma das unidades da Pizzaria Guimarães. Na ocasião, o estabelecimento foi lacrado e multado. O valor da autuação não foi divulgado pela Prefeitura.

 

Elton Rodrigues – Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password