CTMO: oportunidade de ingresso no mercado de trabalho

Desde 2009, mais de cinco mil alunos se qualificaram em cursos gratuitos; formatura foi no Centro de Convenções

Ajudar na inserção social de surdos. Esse é o objetivo de Enilda Maria Vitoriano, de 48 anos. Ela se formou nesta terça-feira (30/6) em Libras pelo Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) “Altino Regiani”, da Prefeitura de Votuporanga, com o objetivo de ajudar o próximo.

Enilda, que é natural de Natal (RN), está há dois anos em Votuporanga e chegou a fazer o curso de Manicure e Pedicure, em 2014, porém seu objetivo sempre foi se especializar em Libras. “Estava esperando surgir vagas e, quando fui chamada, fiquei muito feliz. É um sonho antigo. Em minha cidade, notava a dificuldade das crianças com problemas auditivos em se relacionar e isso me comovia muito. Sempre tive a vontade de ajudá-las”, disse.

Agora formada em Libras, Enilda enaltece o curso do CTMO. “A qualificação é excelente, quero buscar mais cursos para atuar no ramo”, complementou.

Lisandra Reis Datorre, de 18 anos, também está focada no mercado de trabalho. A jovem começou a trabalhar em um salão de beleza e se matriculou no curso de Manicure e Pedicure. “Foi uma grande oportunidade de aprender muito sobre a área. Quero usar o conhecimento para ganhar dinheiro e futuramente ser dona do meu próprio negócio. Para isso, quero fazer uma capacitação no CTMO na área administrativa”, contou.

Se para alguns, os cursos do CTMO são oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, para outros, são independência.  Aparecida Correia Leite Alves, de 71 anos, concluiu o curso de Informática para iniciantes. “Eu toco violão e sempre pedia ajuda do meu filho para procurar músicas. Procurei o CTMO para rever conceitos de uma capacitação que fiz há três anos. Fiquei muito feliz com as aulas e o meu objetivo agora é comprar um novo computador”, disse.

Enilda, Lisandra e Aparecida foram formandas juntamente com outros 151 alunos dos cursos de Libras Básico, Manicure e Pedicure, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos e Informática. As capacitações aconteceram em parceria com o Senac. A cerimônia aconteceu no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Dos 154 alunos que receberam certificados nesta terça-feira, 72  são formandos de informática para iniciantes e internet. Ao todo foram oito turmas. Segundo o coordenador do CTMO, José Carlos Leme de Oliveira, essas capacitações acontecem no Centro de Acesso às Tecnologias e Inclusão Social (Catis) e, em sua maioria, reúne pessoas acima doas 50 anos. “O sucesso do CTMO expande os limites de Votuporanga. Tivemos alunos de General Salgado, Nhandeara e Américo de Campos”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, resaltou sobre a importância da  internet na era digital, destacando a necessidade da terceira idade em aprender sobre informática.

O titular da pasta Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, destacou a oferta dos cursos profissionalizantes em Votuporanga. Além do CTMO, são as pessoas podem se capacitar por meio do Espaço Empresarial, Senac, Senai, entre outros.

O Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO) “Altino Regiani” é uma importante ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho. Desde o início da gestão do prefeito Junior Marão, 5.398 se qualificaram nos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, em parceria com o Senac.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password