Corpo de garoto de Álvares Florence rejeita fígado e menino passa por novo transplante em São Paulo

O menino Callister Murian Nascimento Brizio, 8 anos, de Alvares Florence, passa por nova cirurgia de transplante na manhã desta quarta-feira, dia 24, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O corpo dele rejeitou o figado transplantado que recebeu no dia 16.

Os médicos comunicaram à família, na manhã de terça-feira, dia 23, que o figado transplantado tinha sido rejeitado. A tia de Callister, Taina Daiana Santana, 18 anos, que acompanha a internação em São Paulo, já estava sendo preparada para doar parte de seu fígado para o sobrinho, mas no final da noite de terça, os médicos comunicaram ter conseguido doação de outro figado.

“Meu filho começou a passar mal na noite de segunda-feira, dia 22, e sentir muita dor no corte feito para fazer o transplante de figado. Depois, ele passou a não urinar e rejeitar tomar água. Quando meu menino começou a delirar os médicos resolveram entubá-lo e fazer transfusão de plaquetas de sangue”, relata a mãe do menino, Monique Padovani, 28 anos, que está no hospital.

O garoto sofre de hepatite autoimune, doença rara que destrói progressivamente o fígado. Há seis anos ele sofria com a doença e há quatro anos fazia tratamento na Unicamp.

Na semana passada o helicóptero Águia da Polícia Militar pegou o menino e a mãe dele em Alvares Florence, fez escala em Rio Preto para abastecer, e voou até São Paulo para deixar o menino no heliporto do hospital a tempo de ser realizada a cirurgia.

Caso raro

O chefe da unidade de Transplantes de Fígado e Intestino Delgado do Hospital de Base, Renato Ferreira da Silva, diz que é rara a rejeição de fígado transplantado. “A rejeição acontece em apenas 1% dos casos. O que pode ter ocorrido foi falência de enxerto ou uma trombose de artéria ligada ao fígado. O fato dele ter hepatite autoimune pode ter complicado.” explica o médico.

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password