Corpo de Bombeiros cobra medidas de apoio dos municípios

Encontro entre representantes de 14 cidades atendidas pela companhia de Votuporanga deixou claro que as prefeituras têm o dever de ajudar a salvar vidas 

Da Redação
Na manhã de ontem, o tenente Alex Brito, do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, se reuniu com representantes das 14 cidades para tratar da atual situação da companhia. Dados como o número de equipamentos, investimentos e conjuntura hídrica foram levantados na tentativa de esclarecer e evitar futuros problemas nos trabalhos desenvolvidos pela corporação, em relação à estrutura na contenção de incêndios.

Região
A reunião contou com representante das cidades de Valentim Gentil, Parisi, Pontes Gestal, Américo de Campos, Riolândia, Cardoso, Sebastianópolis do Sul, Nhandeara, Monções Paulista, Macaubal, Floreal, Alvares Florence e Magda, além de membros ligados à SAEV Ambiental. Os representantes se colocaram à disposição e agradeceram o trabalho desenvolvido pela corporação.
Brito explicou também que independente de qualquer situação ou possível carta maior, as prefeituras não podem negar qualquer auxílio requisitado pelos Bombeiros no momento de salvamento.
“Estamos falando de Vida, e quando tratamos da segurança, não existem leis nem pessoas que possam impedir a utilização de qualquer material que facilite o salvamento”, informou o tenente.
Em entrevista ao Diário, o coordenador da Defesa Civil de Valentim Gentil, Cristian Oliveira, 34, defendeu a importância do encontro e afirmou que comunicação e contato entre os setores de defesa são de extrema importância. “Entender que somos responsáveis pela segurança, e esclarecer no que podemos nos ajudar”.
Ele comentou sobre a implantação da base comunitária do Corpo de Bombeiros, que funciona em Valentim desde dezembro de 2012. “Precisamos saber onde buscar os recursos, ir atrás e fazer nosso trabalho”, explicou Cristian.

Investimentos 
Durante o encontro, foi feito o levantamento a respeito da estrutura das Prefeituras no controle de incêndios. Coincidentemente, o deputado de Votuporanga Carlão Pignatari, esteve em visita na última segunda-feira ao coronel Rogério Bernardes Duarte, comandante interino do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; coronel José Luis Salomão, comandante do Corpo de Bombeiros do Interior; e Cássio Roberto Armani, coordenador operacional da corporação.
Na ocasião, o votuporanguense relatou as dificuldades enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade, citando um baixo número de viaturas e a falta de equipamentos necessários. De acordo com o deputado, o grupamento tem se esmerado para superar os obstáculos realizando também um belo trabalho nas cidades da região.
“O Corpo de Bombeiros de Votuporanga merece todo o destaque pelo atendimento que presta, pois há muitas ocorrências na região que dependem de pessoas especializadas como são aqueles soldados. Por isso, é que estou reivindicando mais viaturas e equipamentos para o grupamento, para que o trabalho seja cada vez melhor”, justificou o deputado Carlão Pignatari.
Ao fim do encontro, em entrevista ao Diário, o Tenente Brito comentou a importância do encontro. “Precisamos de apoio na hora exata e as prefeituras podem realizar um trabalho inicial diante disso. Saímos pelas cidades oferecendo treinamento de como as primeiras ações devem ser tomadas, e procuramos atender a todos que puderem ajudar a salvar vidas”, finalizou o tenente. (Colaborou: Mateus Paióla)/Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password