Coronavírus: Secretaria Municipal da Saúde cumpre novo protocolo do Ministério da Saúde

Coletas de amostras para exames são realizadas somente em pacientes que apresentam sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como o H1N1 ou Coronavírus, e profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde determinaram novas regulamentações aos Municípios referentes ao Coronavírus (COVID-19). Desta forma, desde o dia 20 de março, coletas de amostras para exames são realizadas somente em pacientes que apresentam sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave, como o H1N1 ou Coronavírus; e em profissionais de saúde. Os demais casos de Síndrome Respiratória Aguda Não Grave são notificados pelo Município, porém não são coletados exames, e passam a ser monitorados em isolamento domiciliar. A determinação é em âmbito federal e deve ser cumprida pelos Municípios.

Portanto, conforme o  Boletim Epidemiológico do Coronavírus expedido pela Secretaria da Saúde na última terça-feira (24/3), atualmente, Votuporanga não possui casos confirmados da doença e registra 43 casos SUSPEITOS com coletas de exames sendo processadas pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz), em São Paulo. Destes, 5 pacientes estão internados, sendo 2 na Unidade de Terapia Intensiva; e 8 são profissionais de Saúde.

Casos não graves

Pessoas com sintomas clássicos de gripe não são classificadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave, de acordo com a nova Resolução. De acordo com o Boletim da última terça-feira (24/3), o Município possui 77 registros de Síndrome Respiratória Aguda NÃO GRAVE. Sendo assim, essas pessoas com Síndrome Respiratória Aguda NÃO GRAVE são notificadas, porém os exames não são coletados, ficando apenas as orientações para isolamento domiciliar e monitoramento.

Monitoramento

Exceto os pacientes internados, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e Síndrome Respiratória Aguda Não Grave estão sendo monitorados em isolamento domiciliar por uma equipe multidisciplinar de Saúde, da Secretaria Municipal.

O Boletim, na íntegra é disponível diariamente no site da Prefeitura de Votuporanga http://www.votuporanga.sp.gov.br/n/noticia/?x=saude&n=20203169118-boletim-epidemiologico-municipal

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    5 × um =

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mim Perdeu sua senha?

    Lost Password