Consultório Municipal do Cecap II será inaugurado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta sexta-feira, dia 23, o Consultório Municipal “Dr. Oswaldo da Cruz Oliveira Junior”, na bairro Cecap II.

 

A unidade, que foi construída em parceria com a Noble Bio Energia, conta com sala de vacinação, inalação, curativos, farmácia, sala de aplicação, de medicação injetáveis, soroterapia, troca de sondas, pequenos procedimentos médicos, coleta de amostras para exames de sangue, urina, fezes, linfa e escarro, distribuídos em cerca de 500 m² de construção com ótima estrutura física para aumentar a resolutividade dos atendimentos no local. O Consultório atenderá os bairros Mastrocola, Cecap II e parte da San Remo, isto é, uma cobertura de inicialmente de 4 mil pessoas.

 

A secretária municipal de Saúde, Dra. Fabiana Parma, destaca que o Consultório é a porta de entrada de toda rede de serviços do SUS. “Com isso, a Saúde de Votuporanga adquire mais consultas médicas e odontológicas ampliando ainda mais nossa cobertura de consultas para Atenção Básica”, informou.

 

Neste modelo, o médico e o dentista permanecem oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, em atendimento a esta população, seja na unidade ou na própria comunidade, em visitas domiciliares ou a escolas, creches, entidades, igreja e outros equipamentos sociais da região. “O objetivo é desenvolver ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de saúde para melhorar a qualidade de vida”, frisou Fabiana.

 

O novo consultório conta com uma equipe de saúde da família formada por: um médico generalista, um enfermeiro, três auxiliares ou técnicos de enfermagem, oito agentes comunitários de saúde e um farmacêutico. Além da equipe de apoio: psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, médico pediatra, ginecologista e psiquiatra. A equipe administrativa é formada por: um gerente, três auxiliares administrativos, duas recepcionistas e um serviços gerais.

 

A inauguração do Consultório Municipal Dr. Oswaldo da Cruz Oliveira Junior, que faz parte do calendário das festividades de aniversário do município, contará com a presença de autoridades, representantes da Noble Bio Energia e da população. O endereço da nova unidade é avenida Nove de Julho, 2108, esquina com a rua Chile.

 

Patrono

Votuporanguense nato, Oswaldo da Cruz Oliveira Junior nasceu em março de 1963, filho de Oswaldo e Dirce. Sua notável inteligência o fez brilhar sempre na escola pública, o que lhe valeu uma bolsa de estudos para a Escola Votuporanguense de Ensino, hoje Colégio Unifev. Aplicado e cortês, sempre auxiliava seus companheiros de bancos escolares nos estudos. Foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Londrina, a UEL, graduando-se em Farmácia e Bioquímica em 1968.

 

Sua ânsia de saber o levou ao Mestrado em Parasitologia pela USP. Casou-se com Clarice, com quem teve uma filha, Isabella da Cruz Oliveira. Foi um dos mais respeitados assistentes de pesquisa do Instituto Adolfo Lutz, bem como professor muito respeitado na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, aonde chegou ao cargo de coordenador adjunto. Autor de inúmeros trabalhos científicos, notabilizou-se no campo da pesquisa sobre protozoologia. O versátil cientista faleceu precocemente, aos 45 anos de idade, em primeiro de novembro de 2008.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password