Consultório do bairro Palmeiras I será inaugurado neste mês

A Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde reinaugura ainda neste mês de maio a Unidade de Saúde da Família “Dr. Ruy Pedroso”, no Jardim Palmeiras I. Com as obras de ampliação e remodelação o local se transformará em Consultório Municipal.

 

De acordo com a gerente da Unidade, Antonieta Barcellos, uma das últimas fases para a conclusão da reforma já está sendo finalizada com a instalação do circuito elétrico. “Toda equipe está empenhada na finalização dessa estrutura. Teremos aqui um espaço físico amplo, capaz de oferecer aos nossos pacientes e aos colaboradores mais conforto e qualidade no atendimento” – assegura a gerente.

 

Para as obras foi necessário um investimento de quase R$ 270 mil, sendo R$ 200 mil destinados pelo governo federal com o restante como contrapartida do município.

 

A Unidade atende a uma população de aproximadamente sete mil pessoas dos bairros Monte Alto, Sonho Meu, parte do Estação, moradores da zona rural e Palmeiras I e II. Atualmente são realizadas mais de 1,5 mil consultas médicas e odontológicas ao mês.

 

Duas equipes completas de Estratégia de Saúde da Família são responsáveis pelos atendimentos. Esse modelo de gestão públicatem como objetivo a promoção da saúde e não mais o atendimento às pessoas doentes. No total são 13 agentes comunitários de saúde, dois médicos generalistas, um pediatra, dois enfermeiros, dois dentistas, farmacêutico, fisioterapeuta, auxiliares de enfermagem e de odontologia.

 

Moradora do bairro há 15 anos, Rosa Maria de Souza elogia o acompanhamento que recebe na Unidade. “O atendimento aqui dopostinho é ótimo e os profissionais são atenciosos. Minha família está pensando em mudar do bairro, mas se eu tiver de sair será muito difícil, porque eu gosto muito de ser atendida aqui. Vou sentir falta” – desabafa a paciente.

 

A paciente Aparecida Sebastião mora no bairro Estação há 50 anos. Lá construiu sua família e conhece bem a realidade da saúde daquela região da cidade. Ela conta que o atendimento que recebe é excelente. “A consulta com a médica é sempre agradável, ela sempre me atendeu com muita atenção” – conta a paciente. Com problemas cardíacos, Aparecida busca na farmácia da Unidade a medicação necessária para o tratamento, conforme a prescrição médica. “Aqui no postinho nunca faltaram os remédios que preciso, além disso, todo mês a agente de saúde vai até minha casa para saber se a minha saúde está em dia, isso é muito bom” – diz Aparecida.
A Unidade disponibiliza diversos serviços, entre eles o acompanhamento da gestante e do bebê, consultas e tratamentos médicos e odontológicos, curativo, coleta de material para exames diversos, atendimento multiprofissional, administração de medicamentos, apoio psicossocial, saúde do idoso, saúde da mulher, saúde do adolescente por meio do Prosad (Programa de Saúde do Adolescente), assistência domiciliar, dispensação de preservativos e contraceptivos, imunização, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, grupo de educação em saúde e exames preventivos (câncer colo de útero).

 

Parcerias

Uma parceria com a Secretaria de Assistência Social por intermédio do CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) “Altino Regiane”, oferece aulas de crochê para as moradoras daquela região da cidade. As aulas são de graça e realizadas todas as quartas-feiras, das 13h às 16 horas.

 

O Prosad (Programa de Saúde do Adolescente) é aplicado junto aos adolescentes da Unidade, sob a coordenação da psicóloga, Rosely Eleutério Rodrigues. A equipe é formada por profissionais de diversas áreas: dentista, enfermeira, fisioterapeuta, médicos ginecologista, pediatra, educador físico, psicóloga, recepcionista e auxiliar de enfermagem.

 

O objetivo do Prosad é oferecer a crianças e jovens entre 10 e 20 anos um atendimento à saúde focado no físico, psíquico e social, permitindo prevenir, diagnosticar e reabilitar todas as alterações que impeçam o desenvolvimento do adolescente. As reuniões são promovidas todas as terças-feiras de manhã.

 

Todos os serviços, grupos de apoio e aulas são disponibilizados gratuitamente e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3421-4238. A Unidade “Dr. Ruy Pedroso” está localizada na rua Amélio João Gossn nº – bairro Palmeiras I.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password