Conseas reúne conselheiros municipais da Macrorregião

Objetivo do evento foi de capacitar conselheiros de modo a ampliar seus conhecimentos na área dos direitos sociais

A Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conseas – Conselho Estadual de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (29/10) no auditório da Câmara Municipal de Votuporanga o primeiro encontro de conselheiros municipais das macrorregiões de Fernandópolis e São José do Rio Preto.

O evento teve como objetivo capacitar, orientar e fortalecer a atuação dos Conselhos Municipais e dos conselheiros no exercício do controle social da Política de Assistência Social e propor cronograma teórico e prático aos membros enfatizando a importância da função e competência dos profissionais.

Na oportunidade foram discutidos a Resolução CNAS 14/2014 que trata da importância das inscrições junto ao Conselho Estadual e como elas devem ser feitas. Outro tema abordado foi sobre a instância da consolidação do Programa Bolsa Família, ressaltando como é feito o controle social dos municípios. Os assuntos foram abordados pelas palestrantes Ana Carolina Carrenho e Vanessa Mesquita dos Santos.

A presidente do Conseas, Nicole Hoedemaker, disse que “todos os avanços alcançados até o momento nas diversas regiões só estão sendo possíveis devido a encontros e rodas permanentes de discussões. Além disso, incentivamos também o processo de vinculação dos municípios através das regionais”.

A secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, também fez uso da palavra e expressou sua satisfação em promover um evento de tamanha importância ressaltando a relevância da participação da maioria dos conselheiros. “A capacitação é uma forma de educação e de fundamental importância para quem trabalha com a questão social, principalmente quando é para garantir a efetividade e eficácia dos direitos da cidadania. Nesse processo, a compreensão e o domínio de conhecimentos de legislações específicas, e no campo das políticas públicas, são indispensáveis”.

Fizeram parte da abertura do evento, a secretária Marli Pignatari; a presidente do Conseas, Nicole Hoedemaker, e vice-presidente, Regina Lúcia; Vitor César Prado de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; e as palestrantes Ana Carolina Carrenho e Vanessa Mesquita dos Santos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password