Conheça as principais propostas dos três candidatos a prefeito de Votuporanga

Junior Marão
Saúde – Saúde continuará sendo uma das prioridades para a próxima administração. Hoje, Votuporanga conta com uma excelente estrutura com nove consultórios municipais, que serão entregues até o final do ano, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Santa Casa. A partir disto se faz necessário melhorar a qualidade dos atendimentos e diminuir o tempo de espera para exames e consultas. Para isso, vamos ampliar o número de Consultórios Municipais; ampliar o Programa Saúde da Família para 90% de cobertura na cidade; aumentar o número de médicos nos Consultórios Municipais; construir a Clínica da Mulher e da Criança; construir o Centro Especializado de Odontologia (CEO); e transformar o Mini-Hospital “Germana Fortunato Pozzobon”, no bairro Pozzobon, em referência para toda a Zona Norte, com atendimento 24 horas.
Segurança – Segurança é fundamental para que os votuporanguenses continuem escolhendo esta cidade para criar seus filhos e também para os visitantes, principalmente durante os grandes eventos como carnaval, se sintam protegidos. Para isso, vamos implantar, por meio de convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Atividade Delegada, permitindo, assim, que os policiais militares desempenhem suas funções nos dias de folga, garantindo mais segurança para a população, principalmente em áreas públicas, escolas e no período noturno. Além disso, vamos implantar também um sistema de monitoramento das ruas de Votuporanga, com a instalação de câmeras de longo alcance e de alta resolução em pontos estratégicos, visando coibir a criminalidade.
Transporte – Para os trabalhadores e moradores em geral que dependem do transporte público, vamos melhorar o transporte coletivo de Votuporanga, aumentando de quatro para oito o número de linhas, instalando novos pontos e exigindo da empresa concessionária ônibus novos e seminovos para que os serviços oferecidos à sociedade tenham pontualidade, respeito, conforto e baixo custo. Além disso, já está em funcionamento o programa Transporte Cidadão, que oferece passagens por R$ 1.
Educação – Votuporanga está entre as melhores cidades do Brasil na área da educação. Para avançar ainda mais vamos continuar investindo na valorização dos professores e de todos os profissionais da Educação; alinhar os investimentos para oferecer oportunidades de formação continuada aos professores da rede municipal; implantar processo seletivo, justo e transparente, para escolha dos cargos de diretores e coordenadores das escolas da Prefeitura, abrindo oportunidades a todos os professores da rede municipal; construir, no mínimo, mais duas novas creches para atendimento de crianças de 0 a 3 anos; manter o diálogo permanente com a Comissão de Profissionais da Educação, com o objetivo de discutir investimentos e melhorias na educação municipal; fortalecer e estreitar o regime de colaboração entre Estado e Município, visando à melhoria da qualidade do ensino nas escolas estaduais; levar o modelo de Escolas da Prefeitura, implantado na atual gestão, para todas as regiões da cidade, com estrutura diferenciada e qualidade de ensino, mantendo, assim, um padrão igual e até mesmo melhor que o ensino particular; implantar o sistema de monitoramento de vigilância eletrônica nas escolas e creches, proporcionando maior segurança para crianças e pais, e construir uma nova Cozinha Piloto, com todas as condições para o atendimento da rede municipal.
Lazer – É muito importante que nossas famílias tenham opções de lazer saudável. Nos últimos anos trabalhamos incansavelmente para melhorar a estrutura das áreas de lazer – construímos e revitalizamos 25 no total. Para os próximos quatro anos vamos ainda concluir a revitalização do Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”, com todo o aparato de equipamentos e transformando-o no maior cartão postal da região; construir o maior parque natural de Votuporanga ao redor da represa da SAEV, com pista de caminhada com 7 km de extensão, ciclovia, parques infantis, academias, quiosques, áreas esportivas e o nosso Jardim Botânico; construir a Cidade da Criança com elementos lúdicos, pedagógicos, de diversão e cidadania; realizar mensalmente, em todos os bairros, o projeto das Manhãs de Lazer, com apresentações de música e dança, competições esportivas, ações conjuntas de Saúde, Educação e demais serviços disponibilizados pela Prefeitura aos cidadãos, e ainda construir praças e parques em todos os bairros que ainda não possuam esta melhoria, bem como continuar o processo de revitalização de todas as praças, em prosseguimento ao que já foi feito nos últimos anos.
Trânsito – Nossa frota de carros e motos é uma das maiores do Estado de São Paulo. Este grande número de veículos influencia diretamente na mobilidade nas ruas da nossa cidade. Uma das medidas a serem tomadas prioritariamente é criar a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança para melhorar a gestão e os investimentos nestas áreas, dando mais agilidade e qualidade aos serviços. Além disso, vamos duplicar as avenidas Emílio Arroyo Hernandes até a Rodovia Péricles Belini, no acesso à rodovia de Parisi; construir a Avenida Mário Pozzobon, que cortará a Cidade Universitária da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, ligando as avenidas Emílio Arroyo Hernandes e Antônio Augusto Paes, além de permitir acesso ao novo Complexo Esportivo; melhorar o acesso à Zona Norte da cidade, duplicando a Avenida Horácio dos Santos, entre as avenidas Antônio Augusto Paes e José Silva Melo, e ligando o novo viaduto da Avenida Wilson de Souza Foz à Avenida do Linhão; e executar a transposição da linha férrea no prolongamento da Avenida República do Líbano, melhorando a segurança dos moradores dos bairros Palmeiras II e Sonho Meu, bem como o acesso ao Aeroporto Estadual Domingos Pignatari.
Silvânio Pirani
Saúde: A saúde é um direito do povo brasileiro. O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado pela CF em 1998. O gestor público precisa fazer o SUS funcionar satisfatoriamente porque é através do SUS que a população carente, que não tem condições de pagar convênio médico, vai conseguir atendimento. Hoje, alguns políticos reclamarem dos repasses à Santa Casa, entretanto, o problema não deve ser focado só nos repasses e também não podemos admitir a suspensão de atendimento médico como aconteceu. A Santa Casa necessita é de uma gestão competente, transparente. Na nossa administração vamos informatizar o atendimento, vamos construir um hospital entre a zona sul e leste para atender melhor a população de Votuporanga, desafogando assim a Santa Casa e o Hospital do Pozzobon. Vamos priorizar o médico da família e manter um dentista nas Unidades Básicas de Saúde, através do programa “Brasil Sorridente”.
Segurança: Vamos criar a Guarda Municipal porque ela tem caráter preventivo e entendemos que a segurança é uma questão de política social e não de política policial. Não implantaremos a Atividade Delegada, pois ela joga ao município a responsabilidade da segurança pública e oficializa o chamado “bico” dos policiais. Vamos tirar a cadeia do centro da cidade e construir o complexo da segurança no terreno do DER (Rua Tibagi/Av. Pansani). O crime se combate com política social, Votuporanga teve aumento de 60% nos homicídios, São Paulo é 4º estado mais encarcerador do país e constrói um CDP atrás do outro, em 2012 inaugurou o CDP de TAIUVA com custo de R$ 36 milhões, este valor daria para construir o complexo esportivo da Votuporanguense e assim propiciar esporte e lazer aos nossos jovens, Para nós a prioridade é o Estado gastar com políticas sociais e preventivas. Economizar com segurança pode custar vidas.
Transporte: Primeiramente, a maior reclamação sobre o transporte coletivo em Votuporanga é o tempo de espera por um ônibus e a qualidade dos serviços prestados, deste modo, acreditamos que as empresas prestadoras do serviço de transporte coletivo não estão cumprindo o contrato feito com a prefeitura, assim sendo, vamos fiscalizar e exigir o cumprimento deste contrato ou provocar uma nova licitação para que outras empresas possam concorrer e oferecer melhor serviço. Com Melhor prestação dos serviços no transporte coletivo, incentivaremos os trabalhadores a utilizar o transporte público para trabalhar ou ir até o centro. Vamos exigir que as empresas adaptem os ônibus para atender pessoas especiais. Construiremos um pontilhão no final da Av. Conde F. Matarazzo, onde, invariavelmente, o trânsito fica parado aguardando os trens que passam pela estrada de ferro.
Educação: Segundo o IBGE em 2011, caiu o número de jovens na escola a partir dos 15 anos de idade em função da desmotivação. Segundo a Pnad, 83,7% dos jovens entre 15 e 17 anos estudavam em 2011. Número mais baixo do que o apurado em 2009 quando a taxa era de 85,2%. Ainda, segundo o IBOPE, em 2011, os estudantes de ensino médio perderam entre 17% e 40% dos dias de aula, na maioria dos casos, por falta de professores. Portanto, a questão educacional é séria, deste modo, necessário se faz: valorizar e capacitar o professor; termos um ensino fundamental com tempo integral e de qualidade; realizar a integração aluno/família e a escola; intensificar o esporte escolar; realizar concursos para contratar mais professores e para escolher os diretores municipais. Precisamos motivar o aluno a estudar e acreditar no seu próprio futuro, isso só consegue com política educacional de qualidade.
Lazer: Votuporanga hoje carece de lazer, principalmente para nossos jovens que são obrigados a ficar nas avenidas por não terem uma opção de lazer, pior, invariavelmente, se deslocam até a hospitaleira Prainha de Valentim Gentil, ou Cardoso em busca de lazer até porque o Centro de Lazer do Trabalhador de Votuporanga, de lazer mesmo só tem o nome. Temos como proposta para o lazer em Votuporanga: reformar o horto florestal; construir uma prainha às margens do nosso querido Rio São José na Rodovia Péricles Belina; vamos incentivar a construção do nosso chopping; vamos incentivar o teatro nas praças; construção, manutenção e recuperação de praças e parques; investiremos em equipamentos esportivos e incentivaremos o esporte escolar de competição; Continuaremos com as obras do complexo esportivo da Votuporanguense, pois ele ainda vai oferecer muitas modalidades de esporte aos nossos jovens.
Eva Maria
Trânsito: O trânsito de Votuporanga tem sido assunto de e-mails pela internet com o título de “A indústria das multas”. Em outubro de 2011 foram instalados em Votuporanga três radares fixos e três lombadas eletrônicas, pois bem, este ano, até setembro, nós tivemos 14 vítimas fatais do trânsito, desta forma, percebe-se que não adianta somente multar, a multa tem que andar lado a lado com um programa sério de educação no trânsito que deve começar ainda no ensino fundamental. Para hoje, a gravidade da situação exige a realização imediata de campanhas de educação no trânsito. Entretanto, não podemos imputar somente ao cidadão comum a responsabilidade para deste caos, devemos também cobrar do gestor público sua parte, como por exemplo, melhorar a malha viária, incentivar o transporte coletivo, expandir o comércio central levando-o aos bairros, construir loteamentos populares próximo dos distritos industriais, etc.
Educação – queremos priorizar a educação de qualidade como porta de entrada para todas as formas de oportunidades e solução para os inúmeros problemas de desigualdade social. Vamos criar políticas públicas que garantam ao povo de Votuporanga acesso a educação de qualidade, educação integral relacionada  com o mundo do trabalho,com a cultura e esporte. Priorizaremos e a valorização do trabalho dos profissionais da educação, formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação, revisando e regulamentando o plano de carreira, jornada e trabalho. Adequar e equipar os ambientes das salas de aulas, com equipamentos tecnológicos, bibliotecas, brinquedotecas  e atender ao números de alunos por salas/professores estipulados na Referencial Curricular.  Viabilizar transporte seguro de alunos para a rede de ensino. A realização de um trabalho efetivo no atendimento dos portadores de necessidades especiais priorizando a inclusão social.
Saúde – prioridade da saúde é de formalizar política pública para institucionalizar Programa de Saúde Preventiva com  abrangência a saúde física e mental da mulher, do homem, do idoso, da criança e adolescente. Investir no programa saúde da família. Criar o cadastro de doenças e doentes que necessitam de atendimentos especializados para tirá-los das filas de exames e tratamentos. Reestruturar e contemplar a Secretaria Municipal de Saúde com uma equipe multidisciplinar com competências para criar e desenvolver projetos e programas para efetivar a saúde preventiva de qualidade. Providenciar imediatamente a contratação de profissionais da saúde e médicos para o  atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive na Santa Casa. Incentivar a fiscalização e a atuação do conselho de saúde. Implantar sistema de auditoria permanente nos órgãos de saúde. Providenciar uma Gestão moderna e eficiente na Santa Casa com  a valorização  dos profissionais da saúde e principalmente garantir ao povo de Votuporanga  o atendimento dos serviços  público da saúde de qualidade.
Segurança – Através de políticas públicas incentivaremos  a participação solidária da população e o controle da sociedade, através de mobilização, pelo diálogo, associativismo, secretaria da mulher , do idoso e da igualdade racial para o combate a violência domestica, da mulher, do idoso, da criança/ adolescente. Ampliaremos o diálogo com o poder da polícia militar e civil promovendo  a comunicação inteligente entre os aparatos da policia militar e civil  criando-se  programas preventivos de combate a violência e promoção da cultura da paz. Acreditamos  que quando a policia atua de forma inteligente com  o foco na prevenção, usando da melhor maneira seus recursos e agindo antes que os crimes aconteçam, se consegue resultados realmente eficaz. Cuidaremos da cidade através de iluminação pública, monitoramento de ruas. E a criação da guarda civil municipal principalmente nas áreas de escola.
Trânsito – Implantaremos programas que visem a educação para o transito desde a pré-escola. Formação contratação e valorização de agentes de transito. Manutenção  da sinalização dos solo. Ampliação  da sinalização semafórica em vias de fluxo  intenso. Atenção e prevenção de acidentes focados na frota de motociclistas e ciclistas em parceria com as empresas, industrias, comercio   e entidades educativas.
Transporte – Implementar o transporte público de qualidade com uma frota nova e segura com números maior de veículos  e horários de circulação, frota especifica de piso baixo  para idoso e portadores de deficiências, para isso faremos  revisão rigorosa de contratos com empresas de ônibus, também investimento na formação e capacitação dos motoristas e auxiliares. Implementar um programa de engenharia de tráfego para melhorar os acessos ao transporte.  Criação de linhas nas áreas de concentração de parques industriais  e Incentivar a cultura da utilização dos transporte público pelos trabalhadores. Reduzir a tarifas de transporte e da área azul.
Lazer – criaremos políticas públicas que garantam a instalação e manutenção permanente de parques de lazer e esporte para todos oferecendo à população parques abertos a todos as faixas etárias, de ambos os sexos, para o individuo e para grupos dos bairros, oportunizando a utilização regular, não se esquecendo do canto da criança. Promover a revitalização do horto florestal e seu entorno, assim como a criação de outras represas em outras áreas da cidade. È prioridade que o lazer seja para todos os Votuporanguenses e os visitantes, mas que seja de qualidade e segurança. Votuporanga precisa ser do povo.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password