Congresso Internacional de Educação começa nesta 4ª feira

Mais de 1,1 mil professores reúnem-se em Votuporanga com o principal objetivo de discutir questões ligadas à educação, visando aprimorar o ensino oferecido em sala de aula

Nos próximos três dias, professores de 39 municípios estarão em Votuporanga para o 3º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Nesta quarta, quinta e sexta-feira, das 7h30 às 17h30 uma extensa programação será desenvolvida com atividades no Votuporanga Clube e Cidade Universitária. Serão cerca de 60 especialistas na área da educação coordenando palestras, seis mesas redondas, mais de 15 mini cursos e 31 oficinas.

São aguardados 1,1 mil profissonais da rede municipal de cidades como Jales, Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Tanabi, Cardoso, Ouroeste, Nhandeara, General Salgado, Cosmorama, Álvares Florence, Pontalinda, Sebastianópolis do Sul, entre outras. Todos receberão certificado do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP).

O principal objetivo é discutir questões ligadas à educação, visando aprimorar o ensino oferecido em sala de aula. Estima-se que mais de 80 mil alunos estejam inseridos nas escolas públicas de educação básica desta região.

“Temos a necessidade de ampliar a oferta qualitativa de formação continuada para todos aqueles que de forma direta ou indireta estão envolvidos com atividades pedagógicas, especialmente, no ensino fundamental e ensino infantil”, observa a coordenadora executiva do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo  – ADE Noroeste Paulista e Secretária da Educação de Votuporanga, Sílvia Cristina Rodolfo. Ela afirma ainda que este é um dos maiores eventos realizados no Brasil com o objetivo de promover a formação continuada de professores.

A programação conta com palestras, mesas redondas, oficinas e exposição de produtos educacionais. Entre os palestrantes, estão o psicólogo britânico Adrian Ingham; o economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros; a vice-presidente da Undime, Marialba da Glória Garcia Carneiro; o diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação, Geraldo Grossi Júnior; a Diretora da FINI & FINI Educare, Maria Inês Fini;  do Instituto Aprender a Ser, Emília Cipriano; do Conselho Nacional de Educação, Cesar Callegari; a consultora em educação, Vera Lucia Cabral Costa; a pesquisadora Danitiele Maria Calazans Marques (UFSCAR); o pedagogo da Embaixada do País das Maravilhas, Roberto Carlos Ramos e muitos outros.

Diversos temas serão abordados nas discussões, entre eles a aplicação do Plano Municipal de Educação, crianças superdotadas, educação empreendedora na sala de aula, o uso das tecnologias no ensino da leitura e da redação, valores humanos na educação básica, entre outros. Cidades da região que possuem boas práticas terão a oportunidade de expor a experiência aos outros professores, como é o caso de Fernandópolis, Cosmorama e Riolândia.

Primeiro dia

Nesta quarta-feira, a programação terá início no Votuporanga Clube, às 8 horas, com a palestra do diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação, Geraldo Grossi Júnior que irá falar sobre a importância da efetivação dos planos municipais de educação. Todos as cidades representadas no Congresso estão com os Planos aprovados e agora se dedicam a colocar as atividades em prática. Logo após, a mesa redonda discutirá a organização curricular da educação básica o sociólogo membro do Conselho Nacional de Educação e presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, César Callegari;Alícia Freijó Rodriguez , docente do Curso de Gestores da Unifran e Diretora da FINI & FINI Educare; e a Maria Inês Fini, Consultora em Educação: Especialista em Currículo e Avaliação. No período da tarde, os professores serão recebidos na Cidade Universitária onde poderão participar de mini-cursos, oficinas e do café interativo com exposição de banners de boas práticas de educação.

O Congresso tem o tema “Habilidades e Competências para a Educação”. A programação completa está disponível no site http://www.congressointereduca.com.br/

Organização

O evento é uma iniciativa  do ADE Noroeste Paulista, do  Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) e da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA). Tem o apoio do Ministério da Educação e ainda do Somos Educação, Multimídia Educacional, Foccus Educação e Tecnologia, Soluções Modernas, Wak Editora, British Council, Instituto Ayrton Senna, Senac, Oficina Municipal- Escola de Cidadania e Gestão Pública, Apraeco e Planeta Educação

ADE Noroeste Paulista 

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo é integrado por  municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, com o interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede,  trocar experiências sobre questões educacionais e fomentar a cooperação entre os municípios para a implementação das ações do PAR (Plano de Ação Articulada), estabelecendo uma colaboração horizontal e intermunicipal, e uma colaboração vertical entre os entes federados,  com o propósito de elevar qualitativamente a Educação num território regional, com o apoio das instituições parceiras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password