Confira opções de piscinas públicas em Rio Preto

Rio Preto conta com quatro piscinas públicas municipais: Antônio Natalone, Eldorado, Pinheirinho e a do distrito de Schmitt. De água limpa e instaladas em espaço amplo, elas podem ser utilizadas por qualquer morador que faça um cadastro gratuito com RG, foto e comprovante de residência, passando por um exame clínico na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Na prática, porém, sob temperatura de 34,4 graus Celsius de Rio Preto e umidade relativa do ar que chega a 35%, abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde, os moradores não conseguem usar os espaços todos os dias para amenizar o calor durante a primavera e verão. É que as piscinas só abrem para a população em geral aos finais de semana e feriados.

Nos dias úteis acontecem aulas de hidroginástica e natação. Na tarde desta terça-feira, 8, a reportagem do Diário visitou todas as piscinas públicas. A única que estava completamente fechada era a do Pinheirinho. Nas outras, aconteciam aulas. A água de todas é limpa, os espaços são amplos e todas as atividades estavam sendo monitoradas por professores ou guarda-vidas.

Igor Augusto de Lima Neves faz natação duas vezes por semana no Natalone. “Para ele é bom, se deixar não sai da piscina, parece um peixe”, diz a mãe, Débora Cristina de Lima Neves, feirante de 38 anos. Andressa Roberta Pires, dona de casa de 35 anos, diz que as aulas de hidroginástica das quais participa duas vezes na semana ajudam a se refrescar no calor. “Além de ser gostoso é bom. Eu tinha muita dor no corpo. Quando não tem faz muita falta.”

Anísio Fantoni, aposentado de 70 anos, está acostumado aos exercícios físicos – além de hidroginástica, ele pratica atletismo. “Isso é muito bom para mim, ajuda bastante nesse calorão. Faz falta quando não venho.”

Atividades

As aulas acontecem de manhã, à tarde e à noite, de acordo com o melhor horário para o aluno. São gratuitas e voltadas para maiores de 18 anos, sem limite de idade. Têm duração de 50 minutos e contam com supervisão de professores de Educação Física.

As aulas de natação também acontecem duas vezes por semana e são gratuitas. É necessário que a criança tenha autorização dos pais para participar São voltadas para crianças de 5 a 17 anos e as atividades são supervisionadas por professores. O horário em cada local varia conforme a faixa etária.

A reportagem questionou a Prefeitura sobre a razão de a piscina do Pinheirinho não estar aberta para aulas e se há possibilidade de abrir as piscinas públicas municipais para uso da população em geral durante a semana, mas não obteve retorno. Millena Grigoleti/Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password