Concurso Musical: alunos do Orozimbo foram os vencedores da noite

Centro de Convenções ficou lotado na última terça-feira; estudantes e professores de 12 escolas municipais apresentaram músicas com temas voltados para prevenção de zoonoses

O encerramento do Concurso Musical “Saúde Ambiental” realizado na noite da última terça-feira (22) foi marcado pela criatividade dos alunos dos Centros de Educação Municipais em adaptar canções com temas voltados ao combate ao Aedes Aegypti e outras zoonoses. O Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” ficou lotado de familiares, estudantes e professores que foram torcer e prestigiar.

Ao todo, 12 números foram exibidos por crianças de 6 a 10 anos acompanhados por playback ou violão. O evento foi realizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), com a parceria da pasta de Educação.

Foram anunciadas as três escolas vencedoras. Com a primeira colocação ficou o CEM “Prof. Orozimbo Furtado Filho”; em segundo lugar – CEM “Dep. Narciso Pieroni e a terceira posição foi para o “CEM Maria Izabel Martins de Oliveira”. As salas de aulas campeãs serão premiadas com uma manhã ou tarde de lazer no Parque da Cultura, com a participação dos professores, coordenadores e diretores das escolas.

Antes mesmo da noite de apresentações, os alunos participaram de uma seletiva interna promovida na própria unidade escolar no mês de setembro. Neste período, foram orientadas sobre as regras do concurso e puderam compor e adaptar músicas com letras que abordassem a prevenção da dengue, zika, chikungunya, leishmaniose e pragas urbanas, como os caramujos e escorpiões.  O intuito da Secretaria Municipal de Saúde é fazer de cada estudante um multiplicador das informações referentes à prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, tornando o combate a estas doenças mais efetivo na cidade.

Ana Carolina Ribeiro, uma das organizadoras do evento e educadora em saúde, conta que a música é uma forma diferenciada de ensino e fortalece o que as crianças já aprenderam sobre o Aedes Aegypti nas escolas. “O resultado deste concurso ultrapassou as expectativas da equipe, pois os alunos, professores e pais se envolveram no desenvolvimento de todas as etapas dessa atividade. As crianças estavam empolgadas e motivadas. Através do nosso trabalho diário dentro das escolas, buscamos incentivar os estudantes a serem multiplicadores, a levar essas informações aos pais, avós e parentes, contribuindo também nesta luta contra o Aedes Aegypti e outras zoonoses” – destaca.

O Concurso Musical “Saúde Ambiental” faz parte da Semana “D” de Combate ao Aedes Aegypti, realizada em todo país nesta semana, entre os dias 21 e 26 de novembro.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password