Comunidade prestigia audiência pública para debater Plano Municipal da Educação

A Câmara Municipal de Votuporanga realizou na noite desta quarta-feira, 10, uma audiência pública para debater o projeto que trata sobre a criação do Plano Municipal da Educação, que está tramitando pelas comissões permanentes da Casa de Leis. O evento realizado no plenário “Drº Octávio Viscardi” reuniu grande público formado principalmente por profissionais da educação, entidades, sindicatos e comunidade em geral. Em torno de 60 pessoas participaram ativamente dos debates provocados pelo Legislativo.

A audiência pública foi provocada pelos vereadores membros da Comissão de Justiça e Redação e prontamente acatada pelo presidente da Casa de Leis – Sérgio Adriano Pereira. O mediador do debate foi o vereador Jurandir B. da Silva, o Jura – presidente da Comissão de Justiça e Redação, onde o projeto de lei nº 85/15, que trata sobre o Plano Municipal está tramitando.

Os debates ocorreram de forma democrática e participativa tanto da plateia, como os vereadores e técnicos da Secretaria Municipal da Educação. A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo presidente Serginho da Farmácia, o mediador Jura, o vice-presidente da Câmara, Osvaldo Carvalho, o contador da Prefeitura, Deosdete Vechiato, a secretária municipal da Educação, Silvia Rodolfo e o diretor da Escola Municipal Renner Wiliam Silva – da equipe técnica que elaborou o PME.

 

O objetivo da audiência pública foi garantir uma participação efetiva da comunidade no que tange ao estabelecimento de um planejamento duradouro para a área da Educação, de forma que seja possível e viável, ao longo de uma década, a solidificação das políticas de valorização desse segmento em todas as suas vertentes.

 


Professores e diretores de escolas públicas contribuíram no debate do plano, apresentando propostas que serão agora analisadas pelas comissões técnicas da Câmara e, dentro da legalidade, serão colocadas como emenda ao projeto que deverá ser colocado em discussão no plenário na sessão ordinária da próxima segunda-feira, 15. No plenário, diretores e representantes do Instituto Federal de Votuporanga, o diretor regional de Ensino, José Aparecido Duran Neto, o presidente do Sindicato dos Servidores, Inácio de Oliveira, e o diretor regional da Fiesp – Ricardo Zacarelli Lopes. Vereadores também apresentaram propostas e ressaltaram a importância do PME e, principalmente o amplo debate técnico com a sociedade votuporanguense.

 

Estiveram presentes os vereadores, Serginho, Jura, Osvaldo, Matheus Rodero, Vilmar da Farmácia, Pedro Beneduzzi, André Figueiredo, Eliezer Casali, Osmair Ferrari, Wartão e Douglas Lisboa.

 

Conforme o vereador Jura, após o documento ser aprovado em plenário, ele segue para ser sancionado pelo Prefeito e deve ser publicado no Diário Oficial do Município até o dia 24 deste mês.  

 

“Discutimos amplamente o Plano Municipal da Educação, e a audiência foi a grande oportunidade para que a sociedade civil organizada apresentasse suas propostas, para posteriormente, serem estudadas, podendo entrar como emenda ao projeto do Executivo”, explicou. 

 

Ao todo, o PME possui 20 metas que, conforme informou o presidente da Câmara, o projeto vai nortear os rumos da educação do município para os próximos dez anos. “Sem dúvida, foi um amplo debate, de forma democrática que a Câmara proporcionou com toda a sociedade civil votuporanguense”, destacou Serginho.

Entre as 20 metas está a universalização da educação infantil na pré escola (4 a 5 anos de idade), no ensino fundamental (6 a 14 anos), além de atender a toda a população de 14 a 17 anos, erradicação do analfabetismo absoluto, promover qualidade da educação básica, valorizar o profissional do magistério, entre outros.



0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password