CNH Digital, saiba como tirar a sua

Você sabia que pode acessar a sua CNH mesmo sem internet? Veja o que é necessário para ter a CNH Digital

Você é daqueles que esquece tudo, inclusive documentos, mas menos o celular? Então, já deve ter se pegado dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no bolso. O deslize pode acabar em uma multa no valor de R$ 88,38, três pontos na Carteira e o carro retido até a apresentação da CNH. Porém, um aplicativo do Denatran, em parceria com a Serpro, pode ajudar e facilitar a vida de condutores. É a CNH Digital.

O serviço está disponível desde fevereiro, e serve apenas para quem tiver a Carteira impressa com o QR Code. De acordo com as informações do Denatran, as emissões a partir de maio de 2017 já têm o código, caso contrário você pode solicitar uma nova via.

Para garantir a CNH Digital é necessário realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Esses dados devem ser confirmados em um local de atendimento do Detran. Em Rio Preto, o Poupatempo (rua Antônio de Godoy, 3033) tem um posto do órgão. Os que já têm o certificado digital não necessitam da checagem de informações de forma presencial. O passo é importante para a segurança da identidade.

Feito isso, o motorista pode baixar nas lojas virtuais do celular, PlayStore para sistema Android ou iTunes para iOS, fazer o link com a senha do Portal do Denatran e o código de ativação emitido pelo Detran na checagem. Em seguida, cadastre uma senha de segurança.

O app é acessado de forma online apenas na primeira navegação. Então, mesmo se o pacote de dados do celular acabar, a CNH estará disponível. Os serviços oferecidos pelo aplicativo vão além das informações do documento, também é possível exportar e compartilhar o arquivo quando se necessita de cópia autenticada, por exemplo.

Apenas uma CNH é visível por vez. Se decidir alterar os dados no celular para repassá-lo a outra pessoa, é preciso bloquear a versão no Portal de Serviços do Denatran.

Caso o motorista atinja o limite de pontos de infração permitidos, a CNH digital não desaparece de maneira automática do sistema. Por ter o mesmo valor que o documento impresso, é adotado o mesmo procedimento administrativo dando ampla defesa do condutor antes de haver a suspensão do direito.

0 Comentários

Deixe um Comentário

três × 1 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password