CIVP: emissão deve ser solicitada pelo site da Prefeitura com antecedência

Equipe tem verificado problemas no preenchimento do cadastro, o que interfere na contatação do cidadão; Secretaria da Saúde pede que documento seja solicitado previamente

Para ter acesso ao Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é imprescindível que se faça  o agendamento prévio pelo site da Prefeitura de Votuporanga www.votuporanga.sp.gov.br . Implantado no município em agosto deste ano, o  serviço disponibilizado pela Secretaria da Saúde realiza o atendimento ao cidadão, com horário marcado, com o objetivo de facilitar o processo de emissão do documento. A emissão dos documentos é realizado às segundas-feiras, na Unidade de Saúde “Daniele Cristine Lamana”, no Parque das Nações.

O certificado é um Regulamento Sanitário Internacional necessário e exigido por alguns países a pessoas que viajam ao exterior; cidadãos provenientes de lugares com risco de transmissão de febre amarela, inclusive brasileiros.  Por meio dele é possível comprovar a vacinação. A lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela pode ser encontrada no site https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/ sendo necessário fazer o cadastro para ter acesso às informações.

Por causa dessa obrigatoriedade, o cidadão deve preencher o cadastro disponível no portal da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e já, em seguida, solicitar o certificado no site da Prefeitura de Votuporanga.

A enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria da Saúde, Danieli Fortilli, explica que muitas pessoas têm procurado o serviço sem fazer o agendamento, que é realizado somente pelo site. “É importante agendar com antecedência a emissão do CIVP.  Portanto, é necessário, que a pessoa se organize antes de viajar e informe-se sobre o certificado para evitar contratempos. Assim como o passaporte, este documento é determinante para entrada em alguns países”.

Desde o início do serviço em Votuporanga, em agosto deste ano, aproximadamente 200 certificados já foram expedidos. “Desse total de registros, temos avaliado um número grande pessoas, que acessam o site, mas  preenchem o cadastro  de modo incompleto ou com erros de digitação, comprometendo o contato da equipe que fará o agendamento da data e horário para emitir o CIVP. Muitos e-mails acabam retornando para nós e os números de telefones e celulares apresentam como inexistentes.  É preciso ter atenção no preenchimento dos dados cadastrais e relê-los, sempre, antes de finalizar o processo”, pede a responsável.

É necessário ainda que o viajante leve em conta o prazo de imunização contra a doença, que é de no mínimo 10 dias. “Após a aplicação, a vacina tem um período que varia para atingir a proteção esperada”, alerta.

 

Agendamento 

O serviço está em funcionamento junto à Unidade de Saúde “Daniele Cristine Lamana”, na Zona Norte, às segundas-feiras. A unidade está localizada à rua Eduardo Morini Bortolotti nº 1951 – Parque das Nações. Mais informações pelo telefone (17) 3422-3665, das 7h às 17h

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password