Circuito Cultural Paulista 2012 tem início no domingo com “R&J Shakespeare -Juventude Interrompida”

Tem início neste domingo, dia 4 de março, a programação do Circuito Cultural Paulista 2012. O primeiro espetáculo a ser apresentado será “R&J Shakespeare – Juventude Interrompida”, às 20h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. A entrada é gratuita e a classificação é de 14 anos.
O espetáculo foi eleito pelo jornal O Globo como uma das dez melhores peças em cartaz no ano passado e foi indicado também ao Prêmio Shell de Melhor Trilha Sonora.

O ponto de partida do espetáculo é inusitado: em uma escola católica extremamente conservadora, quatro estudantes exploram o clássico “Romeu e Julieta” como uma fuga da repressão em que vivem, e através disso exploram suas próprias sexualidades. Eles começam a ler – e depois a “viver” propriamente – todos os diálogos e emoções do clássico. Sem trocas de roupas ou de cenário, a tragédia se desenrola basicamente através das atuações e do jogo cênico proposto por Joe Calarco, com a “peça dentro da peça”.

“Sempre quis fazer Shakespeare de uma maneira simples, mais essencial, de forma avalorizar ainda mais o que é dito”, explica João Fonseca, que encerra a sua “trilogia de tragédias” com a montagem. “R & J de Shakespeare – Juventude Interrompida” é a terceira parte de um projeto que inclui “Édipo Unplugged” (2004) e “A Falecida” (2008).

Geraldo Carneiro assina a versão brasileira do texto, composto em sua essência pelos versos originais de Shakespeare. O poeta tem no currículo elogiadas traduções de “A Tempestade”, “As You Like It”, “Antonio e Cleópatra” e uma série de sonetos shakespearianos, que receberam, inclusive, o aval de Millôr Fernandes, decano da tradução brasileira.

O Centro de Convenções fica na Av. dos Bancários, 3.299 – Vale do Sol. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na portaria do Centro de Convenções.

Circuito Cultural Paulista 2012
Este é o quarto ano que Votuporanga participa do Circuito Cultural Paulista, que tem como objetivo consolidar a política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado de São Paulo.

Este ano, cerca de 70 municípios receberão a programação do Circuito Cultural Paulista, proporcionando a população uma agenda cultural diversificada e de alta qualidade artística, com apresentações de espetáculos teatrais, de música, dança e circo. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem mensalmente até o mês de novembro, com recesso no mês de julho.

Serviços:
“R & J de Shakespeare – Juventude Interrompida”
Adaptação: Joe Calarco
Tradução: Geraldo Carneiro
Direção: João Fonseca
Atores: João Gabriel Vasconcellos, Rodrigo Pandolfo, Pablo Sanábio e Felipe Lima
Cenário: Nello Marrese
Figurinos: Ruy Cortez
Iluminação: Luiz Paulo Nenen
Trilha Sonora: João Bittencourt e André Aquino
Produção: Turbilhão de Ideias e Sevenx Produções
Direção de produção: Gustavo Nunes
Idealização e Produção: Felipe Lima e Pablo Sanábio
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 110 minutos

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password