Cinco tipos de clareamento têm prós e contras

Tiras adesivas, pastas branqueadoras e até água oxigenada. As opções para deixar os dentes brancos crescem a cada dia, mas existem os tratamentos recomendados e seguros que, além de clarear o sorriso, não agridem a saúde da boca.

 

Molde caseiro
No clareamento caseiro, o cirurgião-dentista produz moldeiras que são entregues ao paciente junto com seringas do gel clareador e instruções de uso.
Vantagens: o clareamento é feito separadamente nos dentes de cima e nos de baixo. Pode ser usado em períodos de 30 minutos durante o dia ou à noite durante o sono, segundo as recomendações do dentista.
Desvantagens: “o dentista estabelecerá a frequência de retorno ao consultório para avaliação dos resultados, que em média são atingidos com duas semanas de clareamento para cada arcada”, afirma o cirurgião-dentista Felipe Arcas, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

 

Água oxigenada
A água oxigenada é o principal componente de tinturas de cabelos, cremes de clareamento de pelos, entre outros procedimentos para mudança de coloração.
Vantagens: é um método barato e que pode ser feito em casa.
Desvantagens: segundo o dentista e especialista em estética bucal, Joel Mauri dos Santos, é prejudicial usar o peróxido de hidrogênio (principal componente da água oxigenada) sem indicação, pois o produto apresenta diferentes comportamentos de acordo com seu pH, diluições e concentrações. Sua ingestão libera radicais oxidativos (radicais livres, que estão ligados ao envelhecimento dos tecidos). “Os efeitos negativos podem ser diferentes de pessoa para pessoa, como corrosão ou dano aos dentes, gengiva ou corpo”, afirma Santos.

 

Enxaguante
São usados após a escovação para promover a limpeza e clareamento. Na opinião de Felipe Arcas, os enxaguantes devem ser vistos como coadjuvantes na manutenção do efeito clareador.
Vantagens: pode ser usado diariamente.
Desvantagens: “alguns enxaguatórios têm em sua composição o peróxido de hidrogênio que realmente possui propriedades clareadoras, mas a baixa concentração deste composto e o reduzido tempo de contato com os dentes fazem com que seus resultados sejam muito lentos quando comparado com as técnicas profissionais”, diz Arcas.

 

Tiras clareadoras
As tiras clareadoras dão resultados melhores, uma vez que permanecem mais tempo em contato com os dentes e apresentam maior concentração de agente clareador.
Vantagens: podem ser usadas para quem quer clarear poucos tons. São práticas e indolores
Desvantagens: podem causar sensibilidade nos dentes e até pequenas úlceras. “A desvantagem também está no comprimento das tiras, que muitas vezes ficam restritas aos dentes anteriores”, diz Felipe.

 

Creme dental 
Os cremes dentais removem manchas superficiais, o que ajuda na manutenção da cor natural ou dos resultados conseguidos com clareamento profissional.
Vantagens: faz parte da higiene diária e o custo é baixo.
Desvantagens: “como são produtos que funcionam realizando abrasão na superfície dental, seu uso deve ser intercalado com pastas de menor abrasividade”.

 

Terra

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password