Cia. Tríade Poiesis leva o universo de Nina para mais três praças

Primeira apresentação será amanhã, na praça São Bento, enquanto no sábado será em Simonsen e no domingo, na praça do Tobogã, no bairro Pozzobon; todas às 20h30

 

A alegria e fantasia de Nina continuam sendo levadas para as praças de Votuporanga, e dessa vez, Simonsen também será beneficiada. A Cia. Teatral Tríade Poiesis, que estreou o espetáculo ‘Nina e o Bracelete’ em um novo formato, na praça ‘Dr. Adolfo Bezerra de Menezes’, no bairro Vila Nova, pela IV Mostra de Teatro ‘Deco D’Antônio’, continua com as apresentações gratuitas em mais três praças.

As apresentações integram a conclusão do projeto Bolsa Cultura 2012. A primeira será amanhã, dia 14 de novembro, na praça São Bento, às 20h30, enquanto no sábado, dia 16, será em Simonsen, às 20h30 e no domingo, dia 17, na praça do Tobogã, no bairro Pozzobom, também às 20h30. “Embora a peça já tenha uns dois anos de existência, agora que ela nasceu mesmo e 2014 será o ano que levaremos o espetáculo ao máximo de plateia que pudermos. Já estamos buscando parceiros e produtores para que isso ocorra”, destaca o diretor e autor da peça, João Ricardo Pagliarani.

 

Enredo

O espetáculo ‘Nina e o Bracelete’ conta a história de uma menina que perde os pais num acidente de avião e vai morar com os tios, mas para enfrentar a tristeza e a perda passa a contar com a ajuda de amigos. Os cinco atores se dividem para dar vida a 11 personagens e envolvem o universo encantado de Nina, a personagem principal da história. São eles: o passarinho, meias, brinquedos, o Duque (o vilão da história), a família da Nina, entre outros. O elenco é composto por Kátia Kinoshita, Edmar da Costa, Douglas Pastrelo, João Ricardo Pagliarani e Gabriela de Carvalho.

O espetáculo tem duração de 60 minutos e é livre. “Embora o tema seja denso, a história é conduzida levemente com canções de ninar e de roda, bonecos e interação. O roteiro foi pesquisado com psicólogos e alguns livros que tratam do tema para crianças”, relata João Ricardo Pagliarani.

 

Projetos

Em paralelo, o grupo já está pensando nos próximos trabalhos. “Já existem algumas ideias, mas nada claro ainda. No ano passado a Tríade começou a produção do musical ‘Dedicado a quem eu amo’, mas ainda não nos sentimos seguros para seguir em frente, existe muito trabalho de pesquisa para que fique apresentável.”

João Ricardo Pagliarani ressalta que a Tríade está feliz com as parcerias que vem conseguindo, como a do estilista Clayton Bernard, que desenhou os figurinos de Nina. “Provavelmente faremos ainda novos trabalhos juntos”.

A Tríade também é responsável pela V Mostra de teatro Deco D’ Antônio, que ganhou o incentivo do Proac ICMS para que pudesse ser executada uma Mostra de 15 dias, com 10 espetáculos regionais, cinco convidados e mais três oficinas gratuitas. “Mas ainda não conseguimos empresas parceiras do projeto, então a equipe tem todo o primeiro semestre para conseguir essas parcerias para que a Mostra possa acontecer em outubro de 2014.”

A Cia. surgiu no ano de 2007. “Desde então não paramos, mesmo que não temos produto final todos os anos, nosso foco são o estudo e a maturação do artista. Por isso quando estreamos algum espetáculo sempre causa um certo frisson”, cita o autor de Nina.

 

Livro

Este ano a novidade é a transformação da peça infantil ‘Nina e o Bracelete’ em livro para os primeiros leitores. “O livro conta com ilustrações da história relatada no palco para que a criança possa colorir e ter os primeiros contatos com a literatura”, cita Pagliarani.

A Tríade contou com a parceria do ilustrador Vinícius Cinelli e o apoio do Bolsa Cultura 2012 para que fosse publicado, mesmo que em pequena tiragem. “Da quantia, 20 exemplares serão doados à Biblioteca Municipal e o restante vendido no site da editora Nelpa, livrarias e durante as apresentações teatrais de ‘Nina e o Bracelete’ a preço popular. Já existem propostas de empresas interessadas em patrocinar uma nova tiragem do livro, que estão sendo analisadas pela Cia. com muito carinho.”

Mais informações sobre o grupo na página do Facebook www.facebook.com/TriadePoiesis.

 

Serviço:

 

Praça São Bento

Quinta, 14 de novembro

20h30

 

Simonsen

Sábado, 16 de novembro

20h30

 

Praça do Tobogã, no bairro Pozzobom

Domingo, 17 de novembro

20h30

 

 

ANCELMO LIO – Diário de Votuporanga

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password