Cia. Entre Aspas mantém espetáculo ‘O Circo’ e realizará oficinas e workshops em 2014

Teatro, circo, oficinas e workshops são itens que os votuporanguenses podem esperar da Entre Aspas Cia. Teatral. O ano de 2014 estará repleto de novidades e uma delas é a circulação do espetáculo ‘O Circo’, apresentado em 2013 nas escolas municipais e também pela Mostra de Teatro Deco D’ Antonio.

No momento, a Cia. está em busca de patrocinador e parceiros que queiram investir na viabilização da produção e circulação do espetáculo ‘O Circo’. O espetáculo de rua, que mescla teatro e circo, objetiva circular em diversas cidades da região. “O projeto visa atingir diretamente um público de mais de 10 mil crianças, além de público indireto”, destaca o ator e diretor artístico Alvaro Rovares.

Para o ano de 2014 a Entre Aspas continua a fase de experimentação cênica em que estuda e experimenta as possibilidades do teatro de rua. “Também pretendemos voltar a realizar oficinas e workshops, pois temos recebido muitos pedidos do público através da Fan Page (Facebook) do grupo. Diante da grande procura decidimos que é momento de voltar a compartilhar com o público o conhecimento das artes cênicas. Além disso, temos algumas intervenções em eventos que já estão agendadas.”

A Entre Aspas Cia. Teatral teve seu início em 2005, formada pelo ator e palhaço, Álvaro Rovares. Desde então a Cia. Teatral vem fidelizando seu público e com isso se consolidando na região.

 

‘O Circo’

Neste ano, com parceria da Secretaria da Educação de Votuporanga, a Cia. Entre Aspas Teatral realizou mais de 40 apresentações teatrais no município, alcançando um público de mais de 7 mil crianças. A apresentação do espetáculo na Mostra de Teatro Deco D’ Antonio veio para fechar, de forma positiva, este ciclo de apresentações da Cia. no ano de 2013.

“A apresentação aconteceu na praça da Matriz, tivemos uma parcela de público que compareceu movido pela divulgação que a Cia. Teatral realizou nas redes sócias e tivemos uma outra parcela de público que estava presente, o transeunte da rua: público que vai parar para assistir o espetáculo por curiosidade, porém, só vai ficar parado assistindo se gostar de verdade”, ressalta Rovares.

O ator e diretor artístico citou ainda que na apresentação do ‘O Circo’ a grande maioria do público transeunte parou e ficou assistindo até o final. “E isso nos alegrou muito, nos deu uma enorme satisfação, porque esse encontro com público é a ‘poesia’ do teatro de rua, conquistar este público exige uma doação muito grande do ator. Ficamos felizes com o resultado porque é este o nosso trabalho: doar de forma democrática o que temos de melhor para o público. Escolhemos a rua porque ela é democrática. Escolhemos doar o riso porque ele é transformador.”

 

Políticas públicas

O ator e diretor artístico, Alvaro Rovares, também falou ao Diário sobre a expectativa da criação da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. “A expectativa é grande. Esperamos que, com a separação das pastas, a Secretaria da Cultura tenha verba suficiente para trabalhar de forma digna. Pagamos nossos impostos e queremos o retorno desse dinheiro na área da cultura também, pois é um direito social.”

Alvaro Rovares explica que existe a necessidade de ações que possibilitem a manutenção e consolidação de grupos de teatro, coletivos artísticos e artistas de diversos segmentos da cidade. “Em Votuporanga, a partir de 2013, passou a existir o programa municipal Bolsa Cultura de fomento à Produção Cultural, porém, a verba destinada para cada projeto contemplado foi muito insuficiente, o que desencorajou muitos artistas a inscreverem projetos. Com a abertura da Secretaria, os artistas da cidade tem se interessado mais por politica pública cultural. Acreditamos que as propostas de melhoria também devem surgir de baixo pra cima. É preciso se mobilizar coletivamente para que existam melhorias reais e eficazes.”

Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas na página www.facebook.com/pages/Entre-Aspas-Cia-Teatral.

 

ANCELMO LIO – Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password