Chuva expulsa 300 pessoas de casa na região de Rio Preto

Cerca de 300 pessoas de quatro cidades da região estão desabrigadas devido à intensidade das chuvas desta quinta-feira, dia 14. Sete municípios ficaram alagados. O rio São Domingos transbordou em três cidades pelas quais ele passa: Pindorama, Catanduva e Catiguá. Outros quatro municípios sofreram com as consequências dos temporais: Palmares Paulista, Novais, Pontalinda e Paraíso. Em Catanduva, a Prefeitura decretou estado de alerta. A água invadiu as ruas e avenidas da região central.

O comércio e diversos serviços públicos foram fechados. Em quatro dias, choveu 177 milímetros cúbicos, o dobro do que choveu em janeiro do ano passado inteiro. “Agora estamos preocupados em amenizar o sofrimento das pessoas atingidas. Consideramos a necessidade de medidas de alerta para que a população adote ações preventivas, evitando as áreas ribeirinhas, pontos de alagamento e áreas de riscos. ”, declarou o prefeito, Geraldo Vinholi.

Na região central da cidade, o comércio permaneceu de portas fechadas durante todo o dia nas avenidas São Domingos e José Nelson Machado. O comerciante e diretor da Associação Comercial e Empresarial de Catanduva (ACE), Anézio Sousa Sobrinho ficou ilhado. “Cheguei na farmácia às três da manhã e comecei a mover as coisas para não molhar”, afirmou. Ele precisou ser resgatado pelos bombeiros depois que a água subiu.

Ainda na região central, os bombeiros resgataram de barco cerca de 30 funcionários públicos que ficaram ilhados no prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na rua Brasil. “Levamos os computadores para o primeiro andar, mas a água não chegou a entrar no prédio”, disse o funcionário público Sílvio Ricardo Teodoro, 53 anos.

Durante o dia, 20 bombeiros retiraram 140 pessoas de áreas alagadas, tanto no centro da cidade quanto no bairro São Luís, um dos mais afetados. Foi neste bairro que pelo menos 50 pessoas ficaram desabrigadas. Elas foram encaminhadas para a escola municipal Santos Aguiar – local escolhido para abrigá-las – no Jardim Amêndola, onde foi oferecido jantar.

O rio São Domingos transbordou e provocou enchente também em Pindorama e Catiguá, deixando desabrigados aproximadamente 100 e 60 pessoas, respectivamente. Estabelecimentos comerciais como uma pizzaria e uma padaria foram invadidos pela água na avenida Miguel de Oliveira, no centro.

Segundo o prefeito Nelson Trabuco, a administração de Pindorama recebeu doações que estão sendo encaminhadas às vítimas.

Em Catiguá, a escola estadual Antonio Carlos recebeu as vítimas. O trânsito ficou caótico já que a vicinal Vicente Sanches, que liga a cidade a Catanduva está interditada. A ponte na avenida José Zancaner foi tomada pela água, isolando os bairros São Sebastião e Santa Izabel. “A prioridade é a vida das pessoas. Estamos enfrentando dificuldades com moradores que resistem em deixar as casas”, disse o diretor de Meio Ambiente de Catiguá, José Pedro Inocêncio de Melo.

Pelo menos 80 moradores do Jardim São Carlos e do centro de Palmares Paulista precisaram deixar suas casas devido ao risco provocado pela enchente. As inundações foram provocadas pelo ribeirão da Onça e córrego Jacaré. Até o fechamento desta edição, a prefeitura não havia definido o local em que as famílias seriam abrigadas.

Outros casos

Moradores de Paraíso tiveram trabalho com a limpeza das casas alagadas. No entanto, ninguém ficou desabrigado. O problema em Novais, Paraíso e Pontalinda foi a destruição de vias de acesso à zona rural e a outras cidades. O córrego dos Tenentes transbordou e abriu uma cratera de 100m interrompendo o trânsito na ponte da vicinal Manoel Antônio Prado, que liga Novais a Catanduva. Outras cinco pontes desabaram isolando moradores da zona rural.

Dois acessos em Paraíso também estão interditados. A única opção para o motorista é seguir pela vicinal Antônio Celidônio Ruete. Em Pontalinda, o rio São José dos Dourados encheu e fechou o acesso pela ponte da rodovia Eliézer Montenegro Magalhães, que liga Pontalinda à Auriflama.

Gabriel Vital e Tatiana Pires diarioweb.com

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password